Quem esperava uma final da Copa do Brasil entre Flamengo e Atlético Mineiro, surpreendeu-se com a eliminação do rubro-negro carioca, que perdeu por incontestáveis 3×0, para o também rubro-negro, Atlético Paranaense, em pleno Maracanã, na noite da última quarta-feira (27). Muito bem montado defensivamente pelo técnico Alberto Valentin, o Atlético/PR suportou as investidas de ataque do Flamengo e decidiu o jogo nos contra-golpes.
Destaque para Nikão, autor de 2 bonitos gols. Zé Ivaldo fez o terceiro para o Furacão.
Na outra partida da semifinal, o Atlético Mineiro confirmou o favoritismo e venceu o Fortaleza, na casa do adversário, por 2×1, com gols de Diego Costa e Hulk.
Finais em dezembro
As datas dos jogos finais entre Atlético Paranaense e Atlético Mineiro já estão definidas. O primeiro jogo acontecerá no dia 12 de dezembro e o segundo, no dia 15. Os mandos de campo ainda serão definidos pela CBF.
Premiação
A participação nas finais da Copa do Brasil já garantiram para Atlético Paranaense e Atlético Mineiro o prêmio de R$23 milhões, cada. Quem ficar com a taça de campeão receberá mais R$53 milhões.
Curiosidades
Disputada pela primeira vez em 1989, a Copa do Brasil já teve 31 edições, além da atual, em disputa.
O clube mais vitorioso é o Cruzeiro Esporte Clube/MG com 6 conquistas. A Sociedade Esportivas Palmeiras é a atual campeã.
Em 2005, o atacante Fred, então no Cruzeiro/MG, tornou-se o maior artilheiro de uma edição da Copa do Brasil, com 14 gols. Ainda em atividade, aos 38 anos, Fred defende o Fluminense/RJ.
A maior goleada aconteceu no ano de 1991, quando o Atlético Mineiro venceu por 11×0, o time do Caiçara.
A partida final entre Botafogo/RJ e Juventude/RS, jogada no Maracanã, no dia 27 de junho de 1999, teve o maior público já registrado na história da competição, totalizando 101.581 torcedores. Naquela oportunidade, o Juventude/RS, conquistou seu único título.
Colaboração Geraldo José Costa Jr. / Foto: Gustavo Oliveira/athletico.com.br