O período atípico que se vive atualmente em todo mundo, que exige adaptações em todos os setores da atividade humana, afeta também o esporte.
Nem terminou a edição da Copa do Brasil 2020, cujo campeão será conhecido no próximo domingo (7), com a grande final entre Palmeiras e Grêmio, no Arena Allianz Parque, em São Paulo, e a Confederação Brasileira de Futebol já sorteou na última terça-feira (2), os confrontos da primeira fase da Copa do Brasil 2021.
A primeira fase terá 80 equipes de todas as regiões do país e será disputada em jogo único, nos dias 10 e 17 de março. Os mandos de campo pertencem na primeira fase aos clubes menos ranqueados pela CBF e, aos visitantes, caberá a vantagem do empate.
A partir da segunda fase, em caso de empate, a decisão vai para a disputa de pênaltis. A Copa do Brasil 2021 terá uma mudança importante na sua forma de disputa. Na terceira e quarta fase da competição os jogos serão de ida e volta. Os clubes que, até então, entravam direto na fase oitavas de final, agora já entrarão na terceira fase.
É o que irá acontecer em 2021 com os oito classificados para a Copa Libertadores, que são Atlético/MG, Internacional, Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Fluminense, Grêmio e Santos, mais a Chapecoense (campeã da série B), Ceará (campeão da Copa do Nordeste), Brasiliense (campeão da Copa Verde) e Atlético/PR (9º colocado no Brasileirão).
Entre os clubes paulistas que começam a disputa da Copa do Brasil 2021 na primeira fase estão: Ponte Preta, que enfrentará o Gama/DF, Marília que pega o Criciúma/SC, o Corinthians que visitará o Salgueiro/PE e, finalmente, o confronto do interior paulista entre Mirassol e Bragantino.
Colaboração Geraldo José Costa Junior / Foto: Divulgação/CBF