Nos dias de jogos da seleção brasileira de futebol têm sido motivo de comemoração para os supermercados. De acordo com um levantamento feito pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), a venda de determinados itens apresentou aumento nas datas em que o time verde e amarelo entra em campo, especialmente cervejas, na ordem de 30% a 50%, e carne, com 20% a mais de comercialização.
“Com a sinergia das Festas Juninas e o fato de que quase 92% das pessoas assistem aos jogos em casa, a Copa do Mundo tem sido um grande impulsionador para o aumento no consumo e, consequentemente, o crescimento das vendas nos supermercados”, avaliou Thiago Berka, economista da APAS.
O gerente do supermercado Brasil Frios em Rio Claro, José Virginio Dias, confirmou o estudo. “Sentimos um aumento grande no consumo de bebidas, carnes, petiscos e frios. É propício para a realização de confraternização com os amigos e família”, disse. Ele pontua que quando os jogos ocorrem no período da tarde o consumo é ainda maior. “De manhã existe o consumo, mas muitos precisam retornar ao trabalho. No período da tarde as pessoas emendam confraternizações”, comenta.
PERÍODO
O consumo em dias de jogos se concentra prioritariamente momentos antes da partida, cerca de duas a três horas antes se o jogo é à tarde, e aproximadamente com uma hora de antecedência se a partida é disputada pela manhã. “O curioso é que as vendas pós jogo se mantêm abaixo da média de um dia comum, demonstrando que os consumidores tendem a estocar produtos para não precisarem mais sair de casa”, explicou o economista da Apas.
Dias ressalta outro cenário em Rio Claro: “Até o pós jogo as pessoas continuam comprando. Deve ser em função de que os amigos vão chegando para as comemorações e o consumo aumenta. Esse cenário se repete principalmente quando o Brasil ganha. E até agora não perdemos”, comemora.
RECORRENTE
O gerente do Brasil Frios, que atua na área há 10 anos, argumentou ainda que o cenário é sempre o mesmo nos jogos da Copa. “Não é só nessa Copa que o consumo aumentou. Na última também teve um aumento significativo, é um bom momento para os supermercados”, frisa.
PRODUTOS
Outro detalhe presente no levantamento da APA é que a data do jogo também influencia nos produtos mais comprados pelo torcedor. Se o jogo é a tarde ou próximo de um final de semana, cerveja, refrigerante e carnes para churrasco são os mais vendidos. As vendas de aperitivos também se destacam neste período, sendo linguiça, salame e bacon contando com até 20% a mais de comercialização, e amendoim e pipoca, com aumento até 25% superior de vendas.
Já para os jogos disputados pela manhã, panificados, frios, sucos e laticínios também vendem mais, uma vez que os consumidores buscam produtos típicos do período matinal. Esses produtos têm aumento nas vendas até 10% superiores do que um dia habitual.