O Brasil está fora da Copa América dos Estados Unidos. Perdeu nos pênaltis para o Uruguai por 4×2, na fase quartas de final, após empate de 0x0 no tempo normal, em partida disputada no sábado (6), em Las Vegas.
Embora decepcionante, o resultado fez jus ao péssimo futebol apresentado pelo time de Dorival Jr. nos quatro jogos disputados na competição.
Mesmo dos melhores jogadores de quem se esperava muito, a exemplo dos atacantes Vini Jr e Rodrygo, não se viu um bom futebol à altura do que se espera daqueles que vestem a camisa da seleção brasileira.
Um dos piores ataques do torneio, o Brasil conseguiu a proeza de marcar menos gols do que o fraco Panamá. O início de trabalho pouco convincente, já causa questionamento quanto à continuidade de Dorival Jr. no comando técnico da seleção.
Na mídia especializada e mesmo entre os torcedores, há quem defenda a contratação de um técnico de renome estrangeiro, uma vez que a quase totalidade dos jogadores normalmente convocados atuam fora do país.
As atenções da seleção brasileira se voltam agora para as Eliminatórias da Copa do Mundo, da qual, no momento, o Brasil está na posição limite de classificação, em 6º lugar.
O Brasil vai à campo pelas Eliminatórias no dia 5 de setembro, em casa, contra o Equador. Depois, encara uma sequência de dois jogos duríssimos fora de casa, contra Paraguai, dia 10/9 e Chile, no dia 10 de outubro.
Pela semifinal da Copa América, Argentina x Canadá se enfrentam nesta terça-feira (9) no MetLife Stadium em Nova Jersey, às 21h00 (Brasília). Amanhã (10), no mesmo Horário, jogam Uruguai x Colômbia. Os vencedores se enfrentam na grande final, marcada para o próximo domingo (14), também às 21h00.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Reprodução