O Brasil decide sua sorte na Copa América dos Estados Unidos neste sábado (22). Enfrenta o Uruguai pelas quartas de final, às 22 horas (horário de Brasília), no Allegiant Stadium em Las Vegas, onde venceu na primeira fase o Paraguai por 4×1.
Fato raro na história recente do futebol, o Uruguai, dono da melhor campanha na fase de grupos, entra para o jogo como favorito à vitória diante do Brasil, que ainda deve um melhor futebol na competição.
Maior nome da seleção brasileira na atualidade, o atacante Vini Jr., suspenso com dois cartões amarelos, desfalca a seleção brasileira, justamente em um momento decisivo da disputa, o que demonstra falta de maturidade do jogador, cotado, inclusive, para ser o Bola de Ouro da temporada.
Para seu lugar, o técnico Dorival Jr. testou várias opções nos treinamentos que antecederam a partida deste sábado, mas, precavido, não anunciou qual será sua decisão.
O Uruguai fechou a primeira fase em primeiro lugar no Grupo C com 100% de aproveitamento. Venceu o Panamá (segundo colocado) na estreia por 3×1, bateu na segunda rodada a fraca seleção da Bolívia por 5×0 e fechou a primeira fase da Copa América com vitória sobre os anfitriões Estados Unidos por 1×0.
Diferentemente do histórico rival, que tem, inclusive, alguns jogadores que atuam no futebol brasileiro, a exemplo de De Arrascaeta e De La Cruz, ambos do Flamengo, o Brasil fez campanha sofrível na primeira fase. Empatou de 0x0 com Costa Rica e de 1×1 com a Colômbia e a única vitória foi sobre a fraquíssima seleção paraguaia, uma das piores da competição por 4×1. O jogo de hoje, entre Brasil e Uruguai é eliminatório. Em caso de empate no tempo normal, a decisão da vaga será na disputa de pênaltis.
Na quinta-feira (4), a Argentina, atual campeã mundial, teve dificuldades para superar o Chile, após empate de 1×1 nos 90 minutos e vitória nos pênaltis, por 4×2. Ontem (5), jogaram também pela fase quartas de final, Venezuela x Canadá. E hoje (6), além de Uruguai x Brasil, jogam às 19 horas (horário de Brasília), Colômbia x Panamá. Deste confronto, sairá o adversário do vencedor do duelo entre Uruguai x Brasil.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Rafael Ribeiro/CBF