Noite de decisão para o Brasil na Copa América dos Estados Unidos. Em disputa, a liderança do Grupo D na 1ª fase da competição que chega ao fim.
Para isso, a seleção brasileira do técnico Dorival Jr. terá de superar a Colômbia, em jogo que será disputado às 22 horas (horário de Brasília) no Levi’s Stadium, em Santa Clara, na Califórnia.
Não será tarefa fácil. A Colômbia defende uma invencibilidade de 25 jogos e venceu os 2 jogos que disputou até o momento na competição. Estreou com vitória sobre o Paraguai por 2×1 e na segunda rodada superou a Costa Rica por 3×0. Além disso, conta com a grande fase do atacante Luis Dias e do meia James Rodriguez.
Já o Brasil começou mal a disputa apenas empatando de 0x0, com a Costa Rica, na estreia. Depois, jogou muito bem e venceu de goleada o Paraguai por 4×1, em grande exibição do atacante Vini Jr. autor de 2 gols.
Frente a Colômbia, há expectativa de que Dorival Jr. possa alterar novamente a equipe, em relação ao jogo anterior, como vem fazendo desde que assumiu a seleção. Treinador, porém, prefere não adiantar qual será sua decisão.
A Colômbia lidera o Grupo D da 1ª. fase da Copa América com 6 pontos ganhos e tem a vantagem do empate contra o Brasil para assegurar o primeiro lugar do respectivo grupo. Ao Brasil, que está na segunda posição com 4 pontos, não resta outra alternativa que não seja a vitória para fechar a primeira fase na primeira colocação. Ainda no Grupo, a Costa Rica soma 1 ponto e torce por derrota do Brasil para ter alguma chance de passar à próxima fase. Já o Paraguai, eliminado, e sem somar pontos, apenas cumpre tabela na terceira e última rodada.
Prováveis escalações:
Brasil: Alisson; Danilo, Marquinhos, Militão e Arana; João Gomes, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Raphinha, Rodrygo e Vinicius Júnior. Treinador: Dorival Júnior.
Colômbia: Vargas; Munoz, Mina, Sanchez, Mojica; Lerma, Uribe, J. Rodriguez; Jhon Arias, Borre e Luis Diaz. Treinador: Nestor Lorenzo.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Rafael Ribeiro/CBF