O convênio do Estado com o Hospital Bezerra de Menezes foi reativado e já para julho receberá o aporte de R$ 208 mil, valor que será pago mensalmente até o fim do ano. O estado reativou o convênio após pedidos do Deputado Estadual Marcos Damasio (PL). Ao Diário do Rio Claro, o presidente da entidade Emerson Aparecido Firmino dos Santos comentou a boa notícia. “Meu sentimento é de dever cumprido, foram dias difíceis mas não perdi a esperança. Fui atrás de recursos exaustivamente e recebi o apoio do Deputado Marcos Damasio e a certeza do vice-governador que seria solucionado o entrave com minha instituição. Agradeço também minha Diretoria que esteve comigo lado a lado nessa conquista. O trabalho tem que continuar mais intensamente agora”, ressaltou.
Damasio, Santos e o vereador Luciano Bonsucesso (PL) se reuniram no começo de junho com o secretário-executivo da Secretaria de Estado da Saúde, Eduardo Ribeiro Adriano, para solicitar a reativação da parte assistencial do convênio. E ainda foi reforçado o pedido ao vice-governador, que garantiu que a questão seria resolvida. “Muito feliz com esta conquista, afinal o hospital atende 26 cidades da região e é o única a prestar atendimento psiquiátrico; não seria plausível ficar sem este serviço”, comentou o parlamentar.
De acordo com o presidente, a Casa de Saúde já está providenciando dois projetos novos e separados – assistencial e capacitação – para apresentar à Secretaria de Saúde para que não ocorram mais problemas com a liberação dos recursos. O vereador Luciano Bonsucesso agradeceu a presteza do deputado Marcos Damasio e de sua equipe no atendimento da demanda.
Em abril a entidade anunciou que poderia fechar as portas caso o convênio não fosse mantido com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, responsável por custear os serviços oferecidos pela unidade em Rio Claro. O convênio chamado de Fortalecimento, representa percentual financeiro importante para recursos humanos, compra de medicamentos, insumos, pagamento de fornecedores e outros itens. A interrupção havia ocorrido em janeiro e causou déficit financeiro acentuado que a instituição não teria como suportar, ressaltou a diretoria na época.
O Hospital Bezerra de Menezes completou 70 anos de trabalhos em Rio Claro no dia 21 de junho.
Foto: Divulgação