De sexta-feira (20) até o dia 5 de agosto os partidos terão que definir os nomes dos candidatos que participarão do pleito do próximo dia 7 de outubro.
Ainda com o cenário das coligações indefinido, os partidos políticos partem para as suas convenções estaduais e nacionais que vão decidir os candidatos à Presidência da República, nas eleições de outubro. Os nomes dos candidatos a presidente e a vice, senadores, governos estaduais, deputados federais e estaduais, têm que ser aprovados nas convenções até 5 de agosto e registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até 15 de agosto.
MDB
O Diário do Rio Claro buscou informações com o presidente do diretório do MDB em Rio Claro, Dr. João Vieira.
De acordo com João Vieira, o MDB deve realizar a sua convenção estadual no próximo dia 28, quando serão homologados os nomes dos concorrentes aos diversos cargos públicos do partido.
“A Convenção do MDB estadual será realizada no dia 28, no Clube Sírio Libanês, em São Paulo, das 9 às 14 horas, com participação dos delegados e devidos suplentes se necessário. A Convenção Nacional se realiza em 2 de agosto, em Brasília. Rio Claro tem dois delegados: Du Altimari e Maria do Carmo Guilherme. Quanto às coligações, as conversações estão abertas”, explicou João Vieira.
“Quando falamos em pesquisas de intenção de votos, eu acredito que ainda teremos muitas mudanças até as eleições. Principalmente no cenário nacional, quando os candidatos já definidos puderem se apresentar ao eleitorado. Quanto ao cenário estadual acredito que irão para o segundo turno o MDB com Paulo Scaf e o PSD com Doria”, disse.
PSDB
Para o PSDB, a nível estadual, as definições acontecerão no dia 28. O presidente do diretório do PSDB em Rio Claro, João Walter, atendeu à reportagem do Diário do Rio Claro indicando os rumos do partido.
No dia 28 será homologado o nome de João Dória como o candidato ao governo do Estado e Mara Gabrilli e Ricardo Tripoli para o senado. Também acontece a homologação dos candidatos a deputados estaduais e federais inscritos pelo PSDB do Estado de São Paulo. A convenção estadual será realizada na Rua Tagipuru, 1.001, no bairro da Barra Funda na capital paulista.
“Quanto à coligação a nível federal, existe já um apoio oficial do PTB e do centrão, que eu poderia dizer estar ‘quase’ a favor, ainda não foi formatado o apoio, mas tudo caminha para um acerto. O centrão é composto pelos partidos DEM, PP, PRB e pelo SD e, provavelmente, virá também o PR. A convenção será uma grande festa partidária, junto com os partidos que apoiarão a coligação, sendo a largada oficial do PSDB à corrida eleitoral”, explicou João Walter.
A oficialização da candidatura de Geraldo Alckmin, segundo João Walter, acontece no dia 4 de agosto, na capital federal
OUTROS PARTIDOS
Vários presidentes de diretórios foram convidados a expor os planos de seus partidos, porém até o fechamento desta edição não se manifestaram.