O fato que gerou espanto na sociedade, acontecido no sábado último na UPA do Cervezão, pode e deve servir de alerta para as nossas “autoridades” buscarem, TAMBÉM, garantir a segurança dos seus funcionários. É Dever do Estado dar aos seus servidores segurança enquanto executam suas funções. Não pode acreditar só no que falam no Facebook e sair acusando os servidores municipais, trocando-os de locais de trabalho, só para fazer média com possíveis eleitores “facebookianos”. As autoridades, tem que, em primeiro lugar, saber o que acontece dentro das unidades de saúde, quando falta material e que os servidores precisam fazer “vaquinha”, para poderem trabalhar com um mínimo de dignidade. Está na hora de nossos governantes serem GOVERNANTES e deixarem de ser Políticos. E façam isso com bastante urgência, se não quiserem ser acusados de conivência com um possível assassinato, uma tragédia anunciada há muito tempo…
Valorizar o servidor público…
Entre as inúmeras promessas do atual prefeito quando em campanha eleitoral foi a de valorização do servidor público municipal. A pergunta que não quer calar é: “pagar adiantado é valorizar o servidor público”. Eu, particularmente acho que não. Valorizar o servidor público é pagar em dia; é assegurar a todo servidor, vejam bem “TODO”, uma boa qualidade de vida. E como ter qualidade de vida, se os servidores da saúde vivem em constante ameaça. Como se sentir valorizado, se nem com uma liminar da justiça para que se implante segurança nas unidades de saúde, isso não acontece. Que raio de valorização é essa, que escuta o Facebook e não escuta a classe trabalhadora. Só lembrando que servidor municipal também vota e em muitos casos são formadores de opinião. Eu, que me considero minimamente inteligente, os valorizaria de VERDADE…
E o legislativo, o que faz?…
O que faz o legislativo? Fica de braço cruzado, votando moções sem nenhum teor técnico. Votando leis para que animais de estimação, possam entrar em hospitais para visitar seus donos; tentando votar lei para que os usuários de drogas sejam multados se forem pegos fazendo uso de droga. Visitando unidades de saúde e fazendo que não vêm as dificuldades dos servidores da saúde, não vêm a falta de medicamentos; não vêm a falta de equipamentos. Só conseguem enxergar algo errado que um ou outro servidor público esteja fazendo, o que, digamos, é legal, tem que ser visto mesmo. Mas, é preciso olhar o lado do servidor municipal que, em sua grande maioria, trabalham e trabalham muito, ganhando muitas vezes uma miséria. É preciso que o legislativo pare de andar olhando para o chão procurando buraco para poder fazer trezentos requerimentos, e comece a olhar para a frente, para enxergar a cidade como um todo. Para enxergar a administração pública como um todo. Enfim, está na hora dos vereadores serem LEGISLADORES. Os que não sabem o que é um legislador, procure no dicionário e procurem saber o que eles fazem…
Governo de Facebook…
Um fato qualquer acontecido em uma Unidade de Saúde do município já é um estopim para o estouro de idiotices irem parar no facebook. E parece que a atual administração municipal está governando pelo facebook. Leigos, ignorantes no assunto, mal intencionados, escrevem na rede social e lá vai o poder público tomar posição do POVO, do Facebook. Está na hora das nossas “autoridades” entenderem que esse povo de Facebook (em 99% dos casos), não entendem do que está falando, só ecoam o que algum interesseiro postou. Será que as autoridades ainda não perceberam que esse povo entende menos que elas. Pode parecer absurdo, mas entendem menos sim.
Vamos esquecer o Facebook e dirigir a cidade como bons profissionais, conhecedores das funções que exercem? Bom, se é que isso seja possível…
Por Eduardo Socrates