Oportunismo ou realidade?
Tudo que vem da classe política nos causa, na melhor das hipóteses, uma dúvida imensa. Essa empreitada de 12 (qualquer semelhança poderá ser mera coincidência) dos 19 vereadores, nos parece, à primeira vista uma tremenda jogada político eleitoral.
Sim, porque como se sabe Projetos de Lei que gerem renúncia de receitas só pode vir do Executivo e nunca do Legislativo.
Porém, em política o “porém” é muito importante, como já sabemos, nesse meio tudo, mas tudo mesmo, é possível acontecer.
Mesmo assim, nada do que acontecer será interessante para a população. Caso dê uma zebra daquelas e a famigerada Taxa de Iluminação seja revogada, de onde o município tirará dinheiro para a manutenção elétrica do município? Da saúde? Da educação? Da manutenção da cidade?
Na saúde, o desespero é total. Faltam medicamentos básicos nas unidades de saúde do município. E quem conhece um mínimo da máquina pública sabe que servidores têm feito verdadeiros milagres para tentar atender com um mínimo de dignidade nas unidades de saúde.
Na educação, nada é diferente. Na manutenção da cidade, basta andar de carro pelas ruas da cidade para sentir o drama.
E caso as leis sejam obedecidas e os vereadores não consigam a revogação da Taxa de Iluminação. Enfim, quem vai continuar sofrendo é, como sempre, a população.
Só quem tirará proveito da situação são, como sempre, os vereadores que, demagogicamente, entraram com esse Projeto de Lei, já que serão considerados pelos leigos, que infelizmente são maioria, como os paladinos da justiça.
Se revogarem, serão os Paladinos da Justiça, por tirarem do orçamento da população as despesas com a Taxa de Iluminação, mesmo que lá na frente, as consequências sejam péssimas. Se não conseguirem, continuarão sendo os Paladinos da Justiça, pois tentaram.
E como dizia aquele personagem do saudoso Chico Anisio, o deputado Justo Veríssimo: “O povo que se exploda”…
Deus salve o Brasil..
E mais uma vez o cidadão Luiz Inácio da Silva, popularmente conhecido como Lula, é condenado pela justiça, em segunda instância.
Com isso os direitopatas (fanáticos políticos devotos do deus Bolsonaro) dirão as baboseiras de sempre, tais como ladrão, Petralha, seu lugar é na cadeia…
Para os esquerdopatas (fanáticos políticos devotos do deus Lula), é mais um “gope”, não há provas, Lula Livre, Lula inocente e outras sandices mais.
E para o povo brasileiro que fica no meio do fogo cruzado? Qual a esperança (se é que exista uma)? A única saída é pedir a Deus, um mínimo de “racionalidade” para ambos os lados.
Caso contrário… Temos de um lado um maluco que em todos os seus discursos depois que saiu da prisão (ou seria do hotel?) incita seus fanáticos adoradores à violência.
De outro lado, os fanáticos seguidores do deus Bolsonaro incitam à repressão violenta aos “comunistas” e até à decretação de um novo “AI-5”. Ou seja, nada nos leve a crer em uma paz.
E, sendo assim, que o nosso bom e querido Deus, nos proteja desses doentes. É só o que nos resta esperar…