Pobre Brasil…
Nesse meu Brasil varonil, poucos brasileiros, mas pouquíssimos mesmo, têm um mínimo de conhecimento de como se faz política nesse país.
Vejamos o caso do pedido de investigação para a cassação do atual prefeito da cidade, João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.
Qualquer pessoa com um mínimo de vivência nesse meio perceberia que o pedido feito era apenas uma jogada política, pura campanha pré-eleitoral, cujas chances de passar seriam mínimas, pois, mesmo não tendo o total apoio da atual legislatura, o prefeito teve a cobertura forçada de seu partido. Isso porque uma cassação do prefeito, que ainda pertence ao DEM, seria um prejuízo político praticamente irrecuperável até as próximas eleições.
Assim sendo, os jurássicos do DEM não permitiriam, como não permitiram a cassação do prefeito, mesmo se os motivos alegados fossem fortes, o que absolutamente não eram.
Portanto, tudo aconteceu como eu já havia previsto nessa mesma coluna. E tenham certeza que, quem votou a favor, só o fez porque sabia que a medida não passaria.
Mas, ao ouvir e ler nas redes sociais as reclamações de parte da população sobre os vereadores que votaram contra a aceitação do pedido, vemos que as nossas chances em futuras eleições de melhorar o nível dos nossos legisladores são mínimas.
Por exemplo, cobram a vereadora Carol Gomes, talvez a mais coerente das figuras do legislativo rio-clarense, por ela ter votado contra o acatamento do pedido. Mesmo ela mostrando que não havia embasamento legal para tal solicitação, as pessoas insistem que deveriam levar adiante essa farsa.
Eu, assim como a vereadora, acho que essa administração está muito abaixo do esperado, mas daí a cassar o prefeito por esse motivo, é o absurdo dos absurdos.
Enquanto a ignorância política prevalecer sobre a população de um modo geral, vamos continuar elegendo legisladores que usam o nome de Deus em vão; que prometem o que sabem que não vão cumprir; legisladores que não têm personalidade para contrariar a vontade política de seu partido; ou seja, vamos continuar a presenciar vereadores robôs que não pensam por si e que, assim sendo, continuaremos a ver os executivos (prefeitos, governadores e presidente) levar o país cada vez mais perto do abismo. Vamos continuar a ter os Lulas, Dilmas, Temers, Bolsonaros nos governando por muitos anos…
Saúde…
Nós temos ouvido inúmeras reclamações contra atendimento da saúde pública em Rio Claro e não é de hoje, não é “essa” administração o problema. Ela pode até fazer parte dele, mas não é o único.
Por incrível que possa parecer, os usuários do sistema de saúde pública têm muita culpa também.
Segundo pesquisa, no Brasil, 60% dos atendimentos nas UPAs do país não deveriam usar uma Unidade de Pronto Atendimento, deveriam buscar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde.
As UPAs são unidades para atendimento de Urgência e Emergência, e mortes nesses locais são perfeitamente compreensíveis. Antes de buscarem atendimento em uma UPA, meditem bastante sobre isso…