Exemplo Novo…
Eu sempre acusei que a grande culpa pela infestação de corruptos na política brasileira era culpa, exclusivamente, dos partidos políticos. E continuo acusando. O ambiente político brasileiro está INFESTADO de bandidos, simplesmente porque os partidos políticos estão abertos aos criminosos. Vamos dizer que estavam, pois essa eleição nos trouxe algo Novo.
Um partido que tem como primeira condição de filiação o preenchimento dos pré-requisitos da Lei da Ficha Limpa. Além disso, é vedado ao filiado eleito para cargo no Poder Legislativo que se candidate a mais de uma reeleição consecutiva para o mesmo cargo, uma tentativa de evitar o carreirismo político. Digitem no Google “Partido Novo”, e vocês terão uma grata surpresa e verão que nem tudo é podre nesse meio…
Ai, ai, ai, ai, está chegando a hora…
Pois é, está chegando a hora de escolhermos o futuro de nossa nação por mais quatro anos. Pesquisas eleitorais indicam, até o momento, um futuro sombrio, tenebroso e cheio de incertezas. Eu tenho o meu candidato, e ele está entre os últimos colocados nas pesquisas. Outro dia, ouvi de um amigo: “eu não voto para perder, eu não perco meu voto”.
Eu também não perco meu voto e nem voto para perder. Se votar com a consciência plena do que estou fazendo, estou aproveitando demais o meu voto. Se “eu” votar em quem “eu” considere ser o melhor para mim, para meus familiares, para os meus vizinhos, para os meus amigos, para os meus inimigos e para toda a população brasileira, tenho plena certeza que “eu” serei um dos grandes vencedores dessa eleição…
Pedindo asilo na Venezuela…
Tenho ouvido muitos dizerem que se tivessem oportunidade, iriam embora do país. Eu confesso que a maioria de quem ouvi essas afirmações é jovem que, teoricamente, ainda tem muita lenha para queimar. E eu não posso criticá-los, pois, o que é mostrado a eles nesse país, é pura incerteza em um futuro a curto prazo.
A visão, hoje, do jovem, é que, a curto prazo, duas perspectivas se anunciam: a primeira, é a de que ele terá que comprar uma arma para se defender; a outra, é a de que a roubalheira continue e, dessa vez, com mais desfaçatez do que a que vem acontecendo, já que bandidos terão o respaldo da população para roubar à vontade. Então, com essas perspectivas, o que posso aconselhar aos jovens é que, se possível, mudem-se desse país, nem que seja para a Venezuela…
Honestidade…
Se essa tal chuva de honestidade despencasse nos ternos engomados/ e se os homens que vivem engravatados se banhassem nas águas da verdade,/ a sujeira no ralo da maldade escorrendo pra longe da nação/ Eu garanto que cada cidadão pagaria feliz cada imposto./ Eu pergunto aos homens do poder: pra que tanta ganância e cobiça,/ pra que tanto dinheiro na Suíça se aqui falta até o que comer?/ Nosso povo vai ter que se mexer pra findar essa tal corrupção, exigindo justiça e retidão, só assim findaria esse desgosto.
(Poesia de Braulio Bessa no livro Poesia e Rapadura, pequeno exemplo a quem interessar)
Por Eduardo Socrates