Quantidade x Qualidade…
Buscando no site da Câmara Municipal de Rio Claro, encontrei uma notícia que me deixou bastante intrigado: PARCERIA COM A INICIATIVA PRIVADA permite REFORMA DOS BANHEIROS NO MERCADÃO.
Meu Deus, se para reformar banheiro existe a necessidade de parceria com a iniciativa privada, é porque a situação, realmente, está muito, mais muito complicada nas finanças municipais.
Então, abro a página do Diário do Rio Claro (www.j1diario.com.br) e encontro na sessão de política local que vereadores se dividem sobre a redução do número de cadeiras no Legislativo, o que diminuiria drasticamente os gastos na Câmara Municipal.
Lendo a matéria, vejo que um vereador se coloca a favor da diminuição, mas entende que é uma decisão do partido. Ou seja, o cara tem um pensamento, mas não tem hombridade suficiente para sustenta-lo se o “maldito” partido não concordar. Caraca, o cara é um homem, um robô ou um saco de batatas que fica onde o colocarem?
Outros se colocam na posição mais cômoda que um político pode ficar. É contra a diminuição porque, quanto menor a quantidade, menor é a representatividade da população junto ao legislativo.
Ora, ora. Hoje temos 19 vereadores e o que aumentou a representatividade da população? Se o cara vota o que o partido manda, que representação a população tem?
Para que a representatividade da população aumente, não tem que aumentar o número de vereadores, mas sim tem que aumentar a qualidade do vereador, tem-se que melhorar o caráter de vereador.
Temos que ter vereadores que tenham capacidade, que tenham moral para votar com a sua consciência e não com o que MANDA o partido. Via de regra, o eleitor elege o homem ou a mulher e não o partido.
O vereador Rogério Guedes se mostra a favor da redução, desde que sejam reduzidos os salários de assessores e chefes de gabinetes dos vereadores. O que é mais justo ainda.
Outro vereador contra a diminuição de cadeiras diz que a “Constituição permite 21 vereadores”. Porém, a Constituição também permite 12, portanto, não justificou nada.
Os vereadores precisam analisar, se é que têm capacidade para tanto, que a não ser as despesas que aumentaram tremendamente, nada mais mudou com o aumento de 12 para 19 cadeiras no legislativo.
Infelizmente, a grande verdade é que quanto maior o número de cadeiras no legislativo, maior é a probabilidades do candidato ser eleito. E é por isso que a maioria luta para que permaneça em 19 o número de cadeiras no legislativo local.
O resto é pura balela…
Propaganda eleitoral… fraquinha…
Eu gosto de ler as notícias no site da Câmara Municipal de Rio Claro. Faz bem para o meu espírito, eu rio muito.
Como exemplo tem aquele que diz que “Vereador articula liberação de recursos para saúde, infraestrutura e segurança”. Com um título desses não há quem não queira ler a matéria inteira.
Então, eis que o deputado fulano de tal, logicamente do partido do vereador, confirmou a liberação do “fenomenal” valor de R$ 230 mil ou 0,023% do orçamento municipal. Então. Agora vai…