Promover a transformação social por meio do incentivo ao empreendedorismo feminino é o principal objetivo do InstitutoConsulado da Mulher, ação social da Consul. Para celebrar os 17 anos de atuação nesta frente e ampliar a discussão em torno do tema, Consul e Consulado da Mulher apresentaram nessa sexta-feira (22) o movimento #elasinvestem, durante evento na capital paulista.
Por entender que investir sempre fez parte do universo feminino, Consul e Consulado da Mulher reuniram um time de mulheres engajadas no tema e donas de suas próprias carreiras, para participar de um bate-papo inspirador. Cris Bartis e Juliana Wallauer, autoras do podcast Mamilos, foram as mediadoras da conversa, que contou também com a cantora e apresentadora Gaby Amarantos; com a CEO do Plano Feminino, Viviane Duarte; a gastrônoma e confeiteira, Marcia Tozo; e Erica Zanotti, gerente do Instituto Consulado da Mulher.
A Consul já acumula 17 anos de investimento em mulheres por meio da atuação do Consulado da Mulher. Já foram mais de 800 empreendimentos assessorados, em 23 estados do Brasil. Mais de 35.000 pessoas beneficiadas direta e indiretamente a partir deste investimento, que envolve dinheiro, consultoria de negócio, doação de produtos, mas não apenas isso.
“Esse tempo de trabalho mostrou que o investimento em mulheres envolve muito mais do que recursos financeiros. São mulheres de baixa renda que, muitas vezes, se encontram em situação de vulnerabilidade. Primeiro, elas precisam que alguém acredite no potencial delas para transformar seu talento e habilidades no ramo da culinária em um empreendimento rentável. Só depois desta descoberta sobre si mesmas, quando se percebem capazes, é que a metodologia do Consulado começa a ser efetiva”, explica Leda Böger, diretora-executiva do Instituto Consulado da Mulher.
O movimento #elasinvestem foi criado para falar sobre o investimento do ponto de vista destas mulheres, que estão sempre doando seu tempo, amor e conhecimento em atividades que geram renda para a família mas, ainda assim, não se reconhecem enquanto empreendedoras. Além disso, levantar esse tema tem como objetivo inspirar outras mulheres a investirem em si e em outras, gerando uma corrente de empoderamento.
Uma homenagem às assessoradas
Ainda como parte do movimento #elasinvestem, Consul e Consulado da Mulher convidaram grafiteiras para ilustrar as histórias de mulheres que já passaram pelo programa de assessoria do Consulado da Mulher em muros espalhados por São Paulo, Manaus e Joinville. As escolhidas foram Márcia Monteiro, Alice de Oliveira, Juraci da Silva (a Dona Jura), Maria Verlania, Karina Godoi e Neurilene Cruz da Silva.
São mulheres que receberam o investimento do Consulado da Mulher, a partir do qual reconheceram o talento que tinham e puderam investir tempo, esforço, dedicação, energia e amor para transformar seus sonhos em empreendimentos rentáveis. Hoje, elas têm a capacidade de dar andamento a esta corrente e investir em outras mulheres, por meio da transmissão do conhecimento ou da geração de emprego.