A necessidade é certa.
“O Batalhão da Polícia Militar tem que sair de onde está”, afirmou o prefeito João Teixeira Junior, Juninho da Padaria, durante reunião no gabinete, quando recebeu a visita dos deputados estaduais Rubens Claudio Siqueira Neri, mais conhecido como Sargento Neri (Avante), e Dimas Mecca Sampaio, Major Mecca (PSL).
Durante o encontro, os parlamentares destacaram o apoio para dois projetos necessários em Rio Claro. Um deles, a construção de uma sede própria para o 37º Batalhão da Polícia Militar, que fica às margens da Rodovia Washington Luiz, quilômetro 172, Jardim Anhanguera, totalmente descentralizado e distante da comunidade, em região que poderá receber obras de uma via marginal. “São dois deputados da bancada da segurança pública que vieram somar forças para concretizarmos um sonho antigo, que é ter uma sede própria.
O 37º Batalhão vai com completar 30 anos e precisamos de um local adequado para os policiais, com mais conforto, melhor localização. Hoje, temos muitas reclamações da população que precisa ir até o local, essas questões seriam resolvidas”, analisou o Comandante do 37º Batalhão da Polícia Militar de Rio Claro, tenente-coronel Rodrigo Eval Arena.
Para a sede, a prefeitura já realizou projeto de doação de uma área localizada no Jardim Claret, próximo à Praça Dalva de Oliveira. Porém, com a visita os deputados trouxeram outra sugestão. “Sugerimos que o município faça um projeto completo, comece a construção e vamos correr atrás dos recursos e, aí sim, no futuro, fazer a doação do projeto pronto. Vamos ajudar o município a construir e doar por completo”, afirmou o deputado Sargento Neri.
O prefeito afirmou que irá estudar a melhor alternativa. “Trouxeram a informação que vão buscar recursos, independente de quem vai construir, queremos um batalhão mais perto da comunidade. Vamos entender melhor a ideia que foi passada pelos deputados. Se o governador for repassar o recurso para a cidade construir, estamos à disposição, ou o Estado receber a doação do terreno e construir”, afirmou Juninho.
Segundo o comandante do Batalhão, o terreno já foi vistoriado. “A Polícia Militar tem um órgão técnico lá em São Paulo, que é o Centro Integrado da Área de Patrimônio. Os engenheiros já fizeram vistoria do terreno e temos informações ainda não oficializadas que já foi aprovado. O laudo de aprovação sendo encaminhado, dá para pensar como seria a planta. A Polícia Militar conta com plantas padronizadas a nível de escalão de Batalhão, Companhias e Grupamentos”, afirmou Arena.
ATIVIDADE DELEGADA
Outro ponto discutido foi o projeto Atividade Delegada, voltado para trabalho de policiais militares em dias de folgas. “Primeiro passo foi dado com votação de emenda no município dentro do orçamento de R$ 340 mil, que comportaria duas equipes a mais de policiais por dia.
O município formaliza com o estado e, aprovado, vai para Secretaria de Segurança Pública, que faz o convênio. Aprovado e publicado, a prefeitura pode comprar a hora do policial militar de folga”, esclareceu o vereador Ruggero Seron (DEM).
O projeto ainda não tem data para começar. “Faltam questões burocráticas. As prefeituras passam por dificuldades financeiras, vamos ajudar a encontrar solução para este recurso”, declarou o deputado Sargento Neri.
O prefeito Juninho da Padaria destacou onde deve intensificar a segurança. “Atividade delegada com foco na zona rural: aumentar viatura e patrulhamento”, disse.
NOVAS VIATURAS
O prefeito Juninho declarou que, dentro de 20 dias, o município deve receber oito novas viaturas para a Guarda Municipal. Além de motocicletas, que já foram compradas.
APAS
Durante visita a Rio Claro, os deputados se reuniram também com representantes de APAS – Associação Policial de Assistência à Saúde, que visa auxiliar o policial e seus dependentes. Em Rio Claro, são 1.500 associados.