O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Rio Claro realizou, entre os dias 21 e 23 de janeiro, o Curso de Reciclagem de Mediadores e Conciliadores Judicias. O curso contou com a participação de 26 mediadores e conciliadores de Rio Claro e região e teve como proposta a atualização de conceitos ligados aos métodos consensuais de solução de conflitos e suas técnicas.
O ápice do curso foi a palestra Ministrada pelo Juiz Coordenador do Cejusc, Dr. Wagner Carvalho Lima, que transmitiu aos conciliadores, dentre outros assuntos, a importância de em audiência conscientizarem os genitores, nos casos de divórcios e guarda, por exemplo, sobre as responsabilidades advindas na hora da escolha do tipo de guarda: “Nos casos que envolvem guarda, por exemplo, é necessário que em audiência os conciliadores esclareçam aos genitores que a escolha do tipo de guarda não abrange apenas direito à pensão, mas também traz responsabilidades civis e inclusive penais para o guardião”.
A organizadora do curso e gestora do Cejusc de Rio Claro, Larissa Davis Moraes, salientou que “a busca contínua pela qualidade dos serviços prestados pelo Cejusc a comunidade passa pela qualificação técnica da equipe envolvida. Promover cursos de aperfeiçoamento é essencial para o CEJUSC, que busca não apenas prestar um serviço à população, mas proporcionar um serviço com qualidade”.
Além do juiz, as aulas também foram ministradas por professores da escola Mediata Soluções Técnicas em Mediação e contou com o apoio da Associação Betesda Assistencial de Rio Claro (ABA), que cedeu suas dependências para a realização do curso.
Foto: Divulgação