A ocorrência foi registrada na manhã dessa quarta-feira (24), por volta das 9 horas, após a GCM ser acionada pelo CCOM- Central de Comunicação da GCM, para averiguar uma solicitação, que se tratava de uma criança abandonada em casa.
A equipe da Guarda compareceu até o local, no bairro São Benedito, e constatou que a criança estava sozinha em sua residência, um menino de cinco anos, que soube apenas informar seu nome, por ser muito pequeno não sabia falar direito, então não foi possível levantar informações sobre os seus pais. O Conselho Tutelar foi acionado e compareceu ao local, dispensou o apoio da equipe da viatura da GCM até o Plantão Policial e assumiu o caso. Foi elaborado o registro pela GCM de abandono de incapaz, que é crime e pode levar a uma pena de seis meses a três anos de detenção.
CONSELHO TUTELAR
Ao Diário do Rio Claro, a Conselheira Tutelar Adriana Aparecida Noviscki Pereira, que atendeu o caso, explicou os procedimentos que foram realizados. “Na hora que fomos até a residência não encontramos a mãe. A criança foi levada até o Conselho, onde a mãe compareceu, foi advertida, assinou um Termo que irá garantir a proteção integral da criança. Em seguida, encaminhamos para a rede de proteção, mais precisamente o CREAS, nós aplicamos a medida de proteção e requisitamos o acompanhamento do serviço. Já o crime de abandono de incapaz ou a responsabilização da genitora ocorrerá pelo judiciário”, salientou. Ao comparecer, a mãe explicou o motivo pelo qual deixou o filho sozinho, porém como ressaltou a conselheira esta informação é sigilosa.
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação