O Conselho Municipal de Saúde de Rio Claro tem nova comissão de saúde do trabalhador e da trabalhadora (CISTT). Os membros da gestão 2023-2024 foram empossados na quarta-feira (8) em cerimônia realizada na Acirc (Associação Comercial e Industrial de Rio Claro).
De acordo com Américo Valdanha Netto (CREF 061389-G/SP), presidente do Conselho Municipal de Saúde, a CISTT assessora o conselho nas questões referentes à saúde do trabalhador, contribuindo com ações que eliminem ou reduzam os riscos à saúde dessas pessoas. “É necessário que todos compreendam o que são as políticas públicas para a saúde do trabalhador, para que possamos de fato contribuir para a sua efetivação”, destaca Valdanha, acrescentando que a característica primordial desta comissão é o fato de ser formada por representantes de diferentes setores, cada um deles atuando, de acordo com suas peculiaridades.
A Comissão de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora é prevista em lei e tem entre suas atribuições a elaboração de normas técnicas e estabelecimento de padrões de qualidade para promoção da saúde do trabalhador. A comissão também participa na formulação e na implementação das políticas relativas às condições e aos ambientes de trabalho e na definição de normas, critérios e padrões para o controle das condições e dos ambientes de trabalho.
A Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Conselho Municipal de Saúde será coordenada pelos conselheiros Cesar A. Borgi e Marta Teresa G. Linardi Bianchi e contará com representantes de diversos segmentos.
Da cerimônia de posse, participaram Michelle Franklin Perinotto (diretora da secretaria municipal de Finanças), Nilson Nicoletti (diretor financeiro da Associação Comercial e Industrial de Rio Claro), Peterson Santilli (diretor do departamento de gestão administrativa da Fundação Municipal de Saúde), Paula Márcia Gomes Navas (chefe da divisão de vigilância em saúde do trabalhador), Américo Valdanha Netto (presidente do Conselho Municipal de Saúde) e José Pedro S. Pacheco (secretário executivo do Conselho Municipal de Saúde).
Foto: Divulgação