Em reunião realizada no mês passado, o Conselho Municipal Antidrogas de Rio Claro (Comad) elegeu e nomeou os membros da nova diretoria do órgão para o biênio 2025-2026. O novo presidente é José Antônio Chagas de Almeida e o 1º vice-presidente é o psicólogo Luís Fernando Turolla Rigatto.
A mesa diretora conta ainda com Ana Celia Costa da Silva (2º vice-presidente), Marcio Groeschel (1º tesoureiro), Rodrigo de Almeida Pacheco (2º tesoureiro), Tayná Graziano da Mota (1ª secretária) e Miriam Teresa de Souza ((2ª secretária).
De acordo com o novo presidente, essa será “a gestão da mudança para a sociedade que mais precisa de cuidado e suporte na situação em que se encontram, não só o dependente, mas também a família, cuidando assim do material e espiritual de cada um”.
Para o vice-presidente Rigatto, a existência de conselhos de políticas sobre drogas estruturados no estado e nos municípios consiste em importante instrumento para articulação e participação democrática nas decisões e prioridades das políticas públicas.
“Os conselhos de políticas sobre drogas possuem função consultiva, fiscalizatória, normativa e deliberativa com capacidade de interação com o poder público na definição de prioridades e na elaboração dos planos de ação, caracterizando-se como uma forma democrática de controle social, além de importante espaço de articulação política por abranger em sua composição representantes de áreas estratégicas”.
Conforme ele, “quando verticalizado nos municípios existem várias razões para considerar os vários conselhos parecidos uns com os outros e com muita coisa em comum: a sua composição paritária (sociedade civil e governo), reuniões periódicas, discussão sobre aplicação de recursos e a realidade do município”.
Por outro lado, o psicólogo destaca que “é preciso analisar a composição de cada conselho e suas prioridades, levando em conta as peculiaridades locais, sobretudo em relação à rede de assistência à saúde, assistência social, sistema de justiça, educação, trabalho, ações de cidadania, entre outros”.
Foto: Divulgação