A prática da conscientização ambiental ainda é uma tarefa desafiadora, visto que as pessoas se restringem à mudança de postura frente às relações com o meio ambiente, tanto como agente pessoal ou coletivo.
A ferramenta ideal para a conscientização ambiental é a Educação Ambiental, pois a partir dela se promove em caráter contínuo e permanente de desenvolvimento de ações multiplicadoras, que contemplam o respeito às diferenças, práticas consistentes, qualidade de vida e justiça ambiental.
O entendimento sobre as dinâmicas do meio ambiente, dentro das atividades de conscientização, deve envolver pontos que o caracterize não apenas como natureza e seu caráter de beleza cênica, mas também como recurso, disputa, sistema e local em que se vive e desenvolve a sociedade.
Assim, a sociedade enquadrar-se como parte integrante do meio em que vive, conservando os recursos disponíveis, estimulando formas de resolver os impactos ambientais, aplicando práticas ecológicas, incitar mudanças de postura e pautando-se em cooperação e parcerias coletivas.
Ainda é recorrente práticas de desperdício e mau uso de recursos naturais; eliminação de espécies arbóreas; destino inadequado de resíduos sólidos urbanos e rurais, comprometendo o meio ambiente e consequentemente a saúde pública.
No entanto, para assumir tais posturas dentro do parâmetro de conscientização ambiental, o sujeito social necessita ter subsídios consistentes que esclareçam a sua importância de participação no meio o qual está inserido para a construção de uma identidade ambiental fortalecida.
Adquirir e adotar uma consciência ambiental é considerar a modificação de comportamentos e as interações individuais e conjuntas que se dão em um processo ininterrupto no cotidiano e que, somados, constroem uma sociedade estável e sustentável.
Neste sentido, faz-se importante fortalecer ações que envolvam todos os diferentes segmentos da sociedade como empresas, escolas, universidades, instituições religiosas, famílias e a população como um todo em prol de uma causa comum, que é a qualidade de vida no meio que habitamos.