Como já era esperado, AE Velo Clube e Rio Claro FC estão fora da disputa da Copa Paulista 2023, competição promovida pela Federação Paulista de Futebol que dá oportunidade para que os clubes do interior, principalmente, se mantenham em atividade no segundo semestre de cada ano, após as disputas das divisões de acesso do Estadual.
Em jogo, também, a possibilidade de projetar o clube em nível nacional, pois campeão e vice da Copa Paulista podem optar por uma vaga no Campeonato Brasileiro da Série D ou da Copa do Brasil, do ano seguinte.
Em contrapartida, a Federação Paulista de Futebol, diferentemente do que faz nas séries A2 e A3 do campeonato estadual não remunera os clubes participantes da Copa Paulista.
A medida desestimula alguns clubes a participarem da disputa, mesmo tendo direito a uma vaga. É o caso dos clubes locais, Velo Clube e Rio Claro, que demonstram ainda não estar preparados para enfrentarem um calendário anual de disputas.
Na reunião realizada ontem (24) na Federação Paulista de Futebol ficou definida a participação de 18 clubes na Copa Paulista 2023. São eles: Comercial, EC São Bernardo, Grêmio Prudente, Juventus, Marília, Mirassol, Noroeste, Oeste, Ponte Preta, Portuguesa de Desportos, Portuguesa Santista, Primavera, Red Bull Bragantino, Santo André, São Bento, São Caetano, São José e XV de Piracicaba.
A reunião definiu ainda a fórmula de disputa da competição que terá a abertura no dia 29 de julho. As 18 equipes participantes serão divididas em três grupos regionalizados com seis clube cada grupo.
Na primeira fase, os times jogam dentro da chave, em turno e returno. Classificam-se para a segunda fase (quartas de final), os dois melhores times de cada grupo, mais os dois melhores terceiros colocados, quando a competição passar a ser no sistema eliminatório com jogos de ida e volta.
Havendo empate no placar agregado (a somatória dos placares dos dois jogos) a decisão da vaga às semifinais será na disputa de pênaltis.
A Federação Paulista de Futebol promete divulgar a tabela e os grupos da Copa Paulista 2023 no dia 2 de maio. A decisão do título está programada para o dia 15 de outubro.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Carol Custanari