Congresso de Iniciação Científica: uma experiência única
No dia 1º de outubro de 2024, finalizei minha pesquisa de iniciação científica Pibic Júnior na Unesp. Para apresentar os resultados, fui ao campus de Bauru (SP), onde participei do Congresso de Iniciação Científica.
Minha pesquisa, intitulada “Educar com Podcast: Projeto Radionovela em Escolas Públicas como Forma de Aprendizagem”, abordou a influência de projetos como a Rede Camões na formação de jovens aptos a viver em sociedade. A base do estudo foi o neologismo “audioler”, cunhado pela Profa. Dra. Maria Regina Momesso, minha orientadora. “Audioler” refere-se à prática de “ler” por meio da escuta de conteúdos em formato digital.
O projeto envolveu uma pesquisa qualitativa na Escola Estadual Marciano de Toledo Piza, com o objetivo de entender o que os jovens pensam sobre conteúdos de áudio e o conceito de audioler. Os resultados mostraram que estudantes que utilizam podcasts, audiobooks, radionovelas e outros conteúdos de áudio tendem a desenvolver melhor suas habilidades comunicativas, interpretação de texto, argumentação, produção textual, oralidade e até desempenho escolar.
No Congresso de Iniciação Científica da Faculdade de Engenharia de Bauru, uma experiência rica e didática, as apresentações duravam no máximo 8 minutos, seguidas de 5 minutos para perguntas dos jurados. A audiência incluía dois jurados, outros estudantes de iniciação científica, professores orientadores e quaisquer interessados em prestigiar o evento.
Para mim, a experiência foi extremamente valiosa, tanto para meu aprendizado quanto para minha vida. Desde o início da pesquisa, tive a oportunidade de aprender como funciona o mundo acadêmico, mesmo ainda sendo estudante do ensino médio. Realizei uma pesquisa exploratória com o apoio da minha orientadora e do meu monitor, professor Antônio Archangelo, que me acompanha desde 2022. Além disso, tive a oportunidade de participar do congresso em Bauru, apesar de morar em Rio Claro.
Em resumo, apresentar um projeto em um congresso da Unesp, mesmo sem ter concluído o ensino médio, foi uma experiência gratificante. Se você tiver a oportunidade de participar de uma iniciação científica, não hesite, pois é uma experiência recompensadora. Dá trabalho, mas vale a pena.
Como aluno de uma escola pública, eu não estava preparado para o mundo acadêmico. Hoje, com essa experiência, sinto-me mais próximo de estar pronto para a universidade.
Texto escrito por Rafael Cristofoletti, estudante da Escola Estadual Marciano de Toledo Piza, com curadoria de Rafael Cristofoletti Girro e Erick Garcia Sampaio, alunos da Escola Estadual Marciano de Toledo Piza; e de Gabriela Dotta Misson, Gabriella Karoline Macedo Zimmermann, Gabrielle Fernanda de Andrade e Eduardo Correia de Camargo Pinheiro, alunos da Escola Estadual Chanceler Raul Fernandes; todos pertencentes à Rede Camões de jornais escolares. O texto tem caráter pedagógico.
Foto: Divulgação