A Fórmula E tem o seu grid para a temporada de 2023 definido. Com o anúncio da McLaren da contratação de Jake Hughes para ser companheiro de equipe de René Rast, todos os 22 pilotos estão definidos para o campeonato do ano que vem. Será a primeira temporada do britânico, com passagens pela Fórmula 2 e pela Fórmula 3 no campeonato dos carros elétricos.
Entre todas as equipes do grid, apenas uma delas manterá a dupla deste ano: a Jaguar, que segue com Mitch Evans e Sam Bird entre seus pilotos. Há casos de equipes novas, como a própria McLaren e a Maserati, que parte para o campeonato com Maximilian Günther e Edoardo Mortara. Em contrapartida, Venturi, Techeetah e Mercedes não estão mais no grid.
O campeonato segue com Lucas Di Grassi e Sérgio Sette Câmara como representantes brasileiros no grid, e ambos estão em equipes novas. O campeão da terceira edição da Fórmula E passa a defender as cores da indiana Mahindra, onde terá Oliver Rowland como companheiro. Já o mineiro migrou para a NIO 333, e dividirá o box com Dan Ticktum, seu rival nos tempos de Fórmula 2.
Outros nomes importantes da Fórmula E estão de casa nova para 2023. São os casos de Sébastien Buemi, agora piloto da Envision, António Félix da Costa, que se mudou para a Porsche, e Jean-Éric Vergne, que agora terá Stoffel Vandoorne como parceiro na Penske, time que fechou parceria técnica com a DS, antiga parceira da Techeetah.
A pré-temporada da Fórmula E será realizada em breve: nos dias 13, 14 e 16 de dezembro em Valência, na Espanha.
A temporada 2023 tem início marcado para o dia 14 de janeiro, com a disputa do ePrix da Cidade do México, corrida marcada para o Autódromo Hermanos Rodríguez.
Veja como ficaram as duplas de cada uma das 11 equipes da Fórmula E para 2023:
Jaguar: Mitch Evans e Sam Bird
Porsche: António Félix da Costa e Pascal Wehrlein
Andretti: Jake Dennis e André Lotterer
Mahindra: Oliver Rowland e Lucas Di Grassi
NIO 333: Dan Ticktum e Sérgio Sette Câmara
Envision: Nick Cassidy e Sébastien Buemi
Penske: Stoffel Vandoorne e Jean-Éric Vergne
Maserati: Maximilian Günther e Edoardo Mortara
Nissan: Norman Nato e Sacha Fenestraz
McLaren: René Rast e Jake Hughes
ABT: Robin Frijns e Nico Müller
Por E. Cortez / Foto: Fórmula E