Para celebrar o Dia Nacional do Livro, comemorado hoje (29), equipamentos culturais de São Paulo prepararam uma programação com atividades voltadas à prática da leitura.
As instituições vinculadas à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado elaboraram ações que ocorrem em diversos horários. Confira as atrações:
Casa Mário de Andrade – Contação de Lendas do Norte – quinta-feira (29), às 16h30
Em paralelo aos estudos etnográficos de Mário de Andrade, a educadora Fernanda Mazete trará algumas histórias populares que estão enraizadas na cultura tradicional do norte do Brasil. Atividade sugerida para toda a família.
O evento será transmitido em gravação prévia disponibilizada no Facebook e YouTube do museu.
Clube de Leitura Casa Mário de Andrade IV – sábado (31), às 16h30
Nos encontros do Clube de Leitura da Casa Mário de Andrade, os participantes terão oportunidade de conhecer a tradição do cordel, gênero literário que foi reconhecido, em 2018, como patrimônio imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
A cada encontro, um autor convidado fará uma breve apresentação de sua trajetória, seguida da leitura de uma de suas obras. No dia 31 de outubro, a cordelista e escritora EdiMaria comenta seu cordel Helena Mirelles.
A atividade será desenvolvida na plataforma Google Hangouts Meet. Para realizar a inscrição, os interessados devem realizar o cadastro pela internet: shorturl.at/flLT1.
Bibliotecas de São Paulo e Parque Villa-Lobos – sábado (31), às 16h
O Grupo Êba também se apresenta na Biblioteca Parque Vila-Lobos (BVL) no dia 31 de outubro, às 16h, ao narrar a lenda sul-africana de Mazanendaba, que viajou em busca das histórias que sumiram da cabeça do seu povo. Inscrições a partir do dia 9, às 10h. Para participar, acesse www.bvl.org.br/inscricao. Vagas limitadas.
Programas permanentes destinados ao público infantil, como o Lê no Ninho, Pintando o 7 e o Leitura ao Pé do Ouvido ganharam novo formato, com dicas nos sites, envio de peças informativas por e-mail e até vídeos em nossas redes sociais. Confira nas páginas das bibliotecas no Facebook e no Instagram.
Com a necessidade de estimular o distanciamento social e outras medidas de proteção contra o contágio pelo novo coronavírus, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa criou o #Culturaemcasa, que amplia a oferta de conteúdos virtuais dos equipamentos.
Vale lembrar que as bibliotecas continuam com atividades de programação cultural suspensas. Para mais informações, acesse os sites da Biblioteca de São Paulo (www.bsp.org.br) e da BVL (www.bvl.org.br).
Foto: Divulgação