Polícia Militar prende homem foragido da justiça por estelionato
Equipe de Forca Tática durante patrulhamento, na segunda-feira (30), pela Avenida 40-B, bairro Jardim Santa Eliza, logrou êxito em abordar um indivíduo que encontrava foragido da Justiça pelo crime de estelionato (art. 171 da lei 2.848 CP). Diante dos fatos o infrator da lei foi conduzido ao Plantão Policial onde permaneceu à disposição da Justiça.
PF combate exploração sexual infantil na internet
A Polícia Federal, em uma ação integrada da Superintendência Regional em Minas Gerais com todas as delegacias do estado, deflagrou na terça-feira (31), a Operação SAINT NICOLAS II. O objetivo é coibir a prática do delito de exploração sexual infantil na internet. Cerca de 80 policiais federais cumpriram um mandado de prisão temporária e 14 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 35ª Vara Federal de Belo Horizonte, nas cidades mineiras de Belo Horizonte, Sabará, Uberlândia, Uberaba, Juiz de Fora, Montes Claros, Divinópolis e Ipatinga. As investigações tiveram início a partir do uso de ferramentas e técnicas investigativas que permitem a coleta de informações na internet e a identificação de usuários que frequentemente compartilham ou comercializam esse tipo de conteúdo na web. A ação visa reprimir o consumo e a disseminação de arquivos de imagem e vídeo, com cenas de abuso sexual infantil, na rede mundial de computadores em todo o Estado de Minas Gerais. Os presos ficarão à disposição da Justiça. Eles responderão por compartilhar arquivos que contenham cenas de sexo envolvendo criança ou adolescente e armazenar o mesmo tipo de conteúdo. São delitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Em caso de condenação, as penas podem chegar a 10 anos de reclusão mais multa.
Operação Sufoco detém 10 e recolhe 46 celulares em ação para coibir roubos e furtos no centro
A operação Sufoco completou 26 dias e, no último final de semana (28 e 29/5), foi responsável pela detenção de dez pessoas durante uma ação integrada das forças de segurança para coibir furtos e roubos no centro da Capital, inclusive na Rua Guaianazes. A Polícia Civil, por meio da 1ª Seccional da Capital, efetuou uma atividade de inteligência, que incluiu a imersão de policiais em meio ao público das festividades, para apurar crimes patrimoniais e identificar seus autores. Em paralelo, a Polícia Militar, em seu trabalho de policiamento ostensivo, efetuou abordagens e vistorias. Como resultado, seis pessoas foram presas em flagrante, um procurado pela Justiça capturado e três adolescentes apreendidos. Além disso, 46 celulares foram apreendidos e encaminhados à perícia para verificação de procedência e restituição aos proprietários. Foram abordadas: 585 pessoas, 55 veículos e 53 motocicletas. Além de 21 autos de infração, incluindo de trânsito, elaborados. No interior do Estado, uma equipe do 2º Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) abordou uma caminhonete SW4, durante uma fiscalização na Rodovia Assis Chateaubriand, em Parapuã. Como resultado, encontrou 1.502 tabletes de maconha, que somaram 1.159 quilos. As drogas e o veículos foram apreendidos para perícia. A Operação Sufoco já deteve mais de 3,1 mil pessoas e vistoriou cerca de 189 mil veículos, sendo 67,5 mil motocicletas. Foram apreendidos 7,6 mil veículos, sendo 3,3 mil motos, e recuperados um total de 447 veículos que haviam sido roubados ou furtados. Até o momento, foram apreendidas, aproximadamente, 13,6 toneladas de drogas, 179 armas de fogo e 19 armas brancas. Também foram recolhidos simulacros de armas, cartões bancários, máquinas de cartão, celulares e carcaças de celulares, veículos de alto valor, itens de informática, cerca de R$ 93 mil em espécie, dinheiro estrangeiro, entre outros objetos.
Condenado a 33 anos homem que matou descendentes de libaneses em motel de São Paulo
A Promotoria de Justiça da IV Vara do Júri da Capital obteve, na quinta-feira (26), a condenação de um homem que matou duas pessoas em um motel da cidade no mês de novembro de 2018. O réu cumprirá pena de 33 anos e seis meses de prisão em regime inicial fechado. Apresentada à Justiça pelo membro do MPSP Fábio Rodrigues Goulart, que também atuou no Júri, a denúncia narra que o réu acompanhou uma reunião entre seu patrão, para quem trabalhava como segurança, e o proprietário do motel. Em determinado momento, houve uma discussão envolvendo o trabalho para o qual o réu havia sido contratado e segundo os autos, as vítimas discutiam a comercialização de uma substância que pode ser usada no preparo de cocaína. “Diante daquela situação de desentendimento e agindo com intenção de matar, o denunciado efetuou vários disparos de projéteis de arma de fogo contra os ofendidos, matando-os”, diz a denúncia. A sentença foi por duplo homicídio com motivo torpe e uso de recurso que impossibilitou a defesa das vítimas. Como os dois homens mortos eram descendentes de libaneses, o consulado daquele país solicitou informações sobre o andamento do processo.