Guarda Civil recupera bicicleta furtada
Equipe Alpha da Guarda Civil atendeu uma solicitação de denúncia conduzida pelo Centro de Comunicação (CCOM) da Guarda Civil Municipal, onde averiguou as informações sobre o furto de três bicicletas no interior do quintal de uma residência no Jardim São Miguel. A vítima do furto informou aos GCMs que avistou um indivíduo em uma área verde, onde o mesmo estava de posse de uma bicicleta semelhante a uma das que haviam sido furtadas de sua residência. Seguindo as informações, os Guardas foram até o local indicado, onde constataram que a numeração da bicicleta condizia com a nota fiscal apresentada pela vítima. O suspeito que estava de posse da bicicleta, ao ser indagado, disse ter adquirido a mesma sem nota fiscal por R$ 50,00. Assim, o indivíduo e a bicicleta foram encaminhados a Delegacia de Polícia, onde foi registrado o boletim de ocorrência por Receptação. A bicicleta apreendida, marca Kronus T-nine, aro 29 na cor preta, foi recuperada e entregue ao respectivo proprietário, enquanto o indivíduo que estava de posse da mesma, prestou declarações e foi liberado.
Ciclista é encontrado morto em via pública do bairro Cidade Jardim
Márcio Antonio Ferreira Pires, de 44 anos, foi encontrado já sem vida, na noite de terça-feira, na Rua 6 esquina da Avenida 21, no bairro Cidade Jardim. A Polícia Militar foi acionada com a informação de um possível atropelamento. No endereço, constataram o corpo do homem, ao lado uma pequena mancha de sangue e uma bicicleta. Equipe do Corpo de Bombeiros também esteve no local. O óbito foi confirmado por profissionais do SAMU. Polícia Civil com peritos compareceu ao endereço. O homem apresentava lesões nas mãos e pés, além de ferimento no rosto. A polícia não encontrou testemunhas, porém em frente do endereço existe câmera de segurança que pode mostrar o que ocorreu. A suspeita é de que a vítima possa ter sofrido uma queda. O corpo foi encaminhado ao IML.
Patrulha de Proteção Animam da GCM registra caso de maus-tratos a animais no Jardim Guanabara
A viatura 797 da Guarda Civil com os integrantes da Patrulha de Proteção Ambiental/Animal, compareceu na Avenida 5, no Jardim Guanabara, na tarde de terça-feira (24), mesmo local onde a equipe já esteve no dia 20 para averiguar uma denúncia de maus-tratos a um cachorro da raça Shih-tzu, o qual foi constatado e dado um prazo de até 5 dias para a tutora levar o cachorro em uma clínica veterinária, tendo em vista que o animal apresenta uma lesão em um dos olhos e infestação de carrapatos. Em contato com a tutora do animal, os GCMs constataram que o cão continuava na mesma situação, diante do desinteresse da tutora em cuidar do seu próprio animal, alegando problemas financeiros, a mesma foi conduzida até a Delegacia de Polícia, onde foi registrado o boletim de ocorrência de maus-tratos a animais, sendo o cão encaminhado ao Departamento de Proteção Animal (DPA), onde passará por atendimento Médico Veterinário e tratamento de saúde.
Palestra sobre o trabalho da Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil é realizada na ETEC Prof. Armando Bayeux da Silva
Durante essa semana, a Guarda Civil Municipal, através da Patrulha Maria da Penha representada pela Patrulheira GCMF Luciana Rodrigues e a Assessora da Guarda Civil Municipal de Rio Claro e Defesa Civil Sônia Mantovani, participaram, a convite da escola Bayeux, de uma roda de conversa com os alunos do Curso de Enfermagem para apresentar o trabalho que a Patrulha Maria da Penha no combate a Violência Doméstica na cidade. A Roda de Conversa faz parte do Projeto da Guarda Civil Municipal de Rio Claro “Patrulha Maria da Penha nas Escolas”, cujo o objetivo é levar informações aos alunos sobre um assunto tão relevante que é a Violência Doméstica.
Guarda Civil de Cordeirópolis disponibiliza aplicativo “Botão do Pânico”
SOS Cidadão – este é o nome do aplicativo que a Guarda Civil, através do Centro de Monitoramento, disponibiliza para auxiliar na proteção de pessoas com medidas protetivas, concedidas pelo Judiciário com o intuito de combater a violência doméstica.
Como explica o diretor da Guarda Civil, Leonardo Maximiliano, o aplicativo é simples e funciona em celulares com sistema Android. Para acessar, basta que a pessoa tenha pacote de dados (internet) em seu celular e instalar o aplicativo para que seja possível o acionamento do socorro.
“A pessoa com medida protetiva terá a oportunidade de ter essa importante ferramenta, pois no momento em que estiver em situação de perigo daquele(a) agressor(a), basta acionar “PEDIR AJUDA” através do aplicativo SOS Cidadão, e imediatamente soará um alarme na Sala de Operações do Centro de Monitoramento, que terá acesso à localização da pessoa em tempo real, e no mesmo instante a viatura da Guarda Civil será deslocada até seu encontro para averiguar a emergência”, explica o diretor.
“Importante dizer ainda que teremos acesso à localização da pessoa em tempo real através do seu celular apenas durante o atendimento da emergência, e esse acesso facilita a localização da pessoa em situação de perigo e ao mesmo tempo evita que ela precise falar ao telefone informando onde está e o que está acontecendo. Se no momento do atendimento da viatura da Guarda, o agressor(a) for flagrado(a) infringindo os termos da Medida Protetiva Judicial, essa pessoa receberá voz de prisão e será conduzida imediatamente para a Delegacia”, finaliza o Guarda Municipal.
O aplicativo SOS Cidadão da Guarda Civil é gratuito, disponibilizado apenas para os casos em que haja Medida Protetiva Judicial.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Guarda Civil: 3546-5838.
Foto: Divulgação