BAEP 10 prende indivíduo por tráfico de drogas no Jardim Guanabara II
Durante patrulhamento de Ações Especiais de Polícia, por volta das 15h10 de quinta-feira (28) pela Rua 8 do Jardim Guanabara II em Rio Claro, a equipe visualizou um indivíduo na via pública, que percebendo a aproximação dos policiais, empreendeu fuga adentrando o quintal da residência, local que que exalava forte odor típico de maconha. No interior da cozinha foi encontrada quantidade considerável de drogas ilícitas, todo material era embalado para venda. Com apoio de equipe do Canil foram localizados cinco tijolos de entorpecente escondido no forro da residência. O criminoso foi conduzido ao Plantão Policial de Rio Claro onde foi lavrado auto de prisão em flagrante delito, permanecendo a disposição da justiça.
MPSP barra funcionamento de comunidades terapêuticas irregulares em Limeira
Diante de diversas irregularidades e ilegalidades apontadas pelo MPSP em uma Associação de Prevenção e Intervenção ao Uso de Drogas e em uma Comunidade Terapêutica a Promotoria de Justiça de Limeira obteve decisão judicial em caráter liminar impedindo o funcionamento de ambas as entidades. Em até dez dias, os responsáveis deverão providenciar a entrega de todos os residentes a seus familiares ou a remoção para outra entidade formalmente regularizada, conforme o caso, após avaliação médica, sob pena de pagamento de multa diária de R$ 10 mil. Os espaços ficam igualmente proibidos de aceitar novos residentes, devendo ainda apresentar listagem com nome, qualificação completa e descrição do destino dado a cada paciente. Na petição inicial, o promotor de Justiça Rafael Pressuto cita provas colhidas em inquéritos civis dando conta de episódios de constrangimento ilegal, irregularidades nas condições estruturais, de manutenção e conservação; falta de pessoal qualificado e corpo clínico, além de ausência para licença de funcionamento. Em um dos casos, a avaliação psiquiátrica de uma mulher foi realizada por telefone. Segundo a Promotoria, “a persistência das irregularidades constatadas ao longo dos anos indica que não se trata de desconhecimento das normativas ou de necessidade de tempo para as adequações necessárias, mas de práticas institucionais intencionais e consolidadas”.
Condenado a 120 anos de prisão homem que matou companheira, filha e enteada
Atuação da Promotoria de Justiça de Colina levou um homem que matou a enteada, a companheira e a filha do casal a ser condenado a 120 anos de prisão em regime fechado. Na denúncia, o membro do MPSP Giullio Chieregatti Saraiva relata que o réu não tinha boa convivência com a enteada, por quem nutria sentimentos de ciúmes. A companheira do acusado sofria de um câncer em estado terminal, encontrando-se debilitada quando foi atacada com golpes de faca junto às filhas, de 20 e 9 anos de idade. Os crimes ocorreram em maio de 2021 na cidade de Colina. Após matar as vítimas, o homem passou a alterar a cena do crime com o objetivo de corroborar versão de legítima defesa. Ele chegou a colocar um cabo de faca na mão da enteada, assim como outra faca em sua cintura. Em seguida, para tentar simular tentativa de suicídio, o réu desferiu facadas em si mesmo “sem que qualquer dos golpes pudesse lhe causar sequer risco de morte, uma vez que as lesões foram sem gravidade”. A pena imposta após sessão do Plenário do Júri realizada nesta quinta-feira (28/4) levou em conta qualificadoras como motivo fútil, meio cruel e condição do sexo feminino.
Foto: Divulgação