Operação da GCM, Polícia Militar e Polícia Civil resulta em oito autos de infração
Uma operação integrada das forças de segurança foi realizada na segunda-feira (28) em Limeira. A ação contou com a Guarda Civil Municipal (GCM), a Polícia Militar e a Polícia Civil. O objetivo foi coibir delitos de roubo e furto de veículos, em especial camionetes do modelo Hilux. Foram 24 pontos simultâneos de bloqueio, com o envolvimento de 27 viaturas e 62 integrantes das forças de segurança. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil, a operação resultou na abordagem de 197 pessoas; 165 condutores fiscalizados; 93 camionetes Hilux fiscalizadas; 46 carros, 23 motocicletas e dois coletivos fiscalizados, além de oito autos de infração elaborados.
Criminoso procurado por homicídio é capturado pela PM
O criminoso procurado pela justiça por homicídio foi preso por policiais militares na quinta-feira (28), no bairro Cidade Jardim. Um segundo procurado também foi detido no bairro Bom Retiro. Em seu desfavor havia um mandado de prisão pelo crime de receptação. Os infratores da lei foram conduzidos ao Plantão Policial e permaneceram à disposição da Justiça.
Polícia Civil deflagra megaoperação contra estelionatários de contas bancárias
A Polícia Civil de São Paulo prendeu 14 pessoas em ação da Operação Locusta para cumprimento de 65 mandados de busca e apreensão e 35 de prisão contra uma organização criminosa que aplicava golpes por meio de caixas eletrônicos e falsos aplicativos bancários. A operação foi desencadeada nas primeiras horas de ontem (29) pela Divisão de Capturas do DOPE com ações na Capital, municípios da Grande SP e em Agudos, área do Deinter 4 (Bauru), onde ocorreram as prisões. Os 80 policiais envolvidos nos trabalhos também apreenderam cartões bancários, máquinas para cartões, celulares e computadores.
As investigações estão sediadas em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, onde está a maioria das vítimas. A Polícia daquela cidade entrou em contado com a Divisão de Capturas, que desenvolveu os trabalhos de identificação e localização dos estelionatários, em São Paulo.
Além do golpe “chupa cabra”, aplicado nos caixas eletrônicos, a organização criminosa utiliza um aplicativo que alega ser “app” de segurança da instituição bancaria. Uma pessoa identificada como sendo do setor de combate a fraudes do banco envia um link para que o usuário baixe o aplicativo e preencha os dados da conta. Dessa forma o grupo obteve todas as informações privadas das vítimas, inclusive senhas, e realizou transferências, saques e empréstimos.
Condenados réus que roubaram dinheiro e bens de influencer em Pariquera-Açu
A partir de denúncia apresentada pela Promotoria de Justiça de Pariquera-Açu, o Poder Judiciário condenou três homens por roubo e extorsão praticados com arma de fogo e restrição da liberdade das vítimas. Os crimes foram praticados em agosto de 2021 contra um influencer conhecido por transmitir partidas de videogame pela internet, a namorada dele e a mãe desta. As penas impostas vão de 20 a 31 anos de prisão em regime fechado. A denúncia do promotor de Justiça Lucas Mostaro de Oliveira narra que os réus passaram a acompanhar a rotina do jovem e, no dia dos fatos, invadiram a casa de sua namorada e renderam todos que estavam no local. Fazendo ameaças, os homens colocaram as vítimas dentro de um veículo e exigiram a realização de transferências via Pix que chegaram ao montante de R$ 30 mil. Celulares e outros bens também foram roubados. Em seguida, os réus partiram para São Paulo, onde abandonaram o carro e as vítimas na Avenida Benedito de Lima, fugindo em outro automóvel. As investigações apontaram para a participação de uma quarta pessoa nos crimes. Esse indivíduo continua foragido e o processo foi desmembrado em relação a ele.
Os autos tramitam em segredo de Justiça.