Polícia Civil esclarece golpe que desviava dinheiro por meio de engenharia social

Agentes do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), apreenderam equipamentos utilizados para acessar e transferir sem autorização, dinheiro de contas em instituições financeiras. O material foi obtido durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão realizados nos bairros da Lapa e Perus, na Zona Oeste e na Vila Guarani, na Zona Sul. Três homens foram detidos. A ação é resultado de investigações realizadas pela 2ª DCCIBER (Fraudes contra Instituições de Comércio Eletrônico). Os criminosos induziam usuários desavisados a enviar dados confidenciais ou abrir links para sites infectados com malwares. A ação possibilitou apreensões de aparelhos de telefonia celular, diversos cartões bancários e um simulacro de submetralhadora.
Polícia Militar prende dois criminosos procurados pela justiça
Na segunda-feira (21) policiais militares da Companhia de Força Tática do Trigésimo Sétimo Batalhão de Polícia Militar do Interior prenderam dois criminosos procurados pela Justiça, no município de Rio Claro. As equipes tinham conhecimento do mandado de prisão em desfavor dos criminosos e durante patrulhamento obtiveram sucesso em localizá-los nos bairros Bom Sucesso e Novo Wenzel. Os infratores foram encaminhados ao Plantão Policial e permaneceram à disposição da Justiça.
Operação Atrium da Polícia Civil prende cinco pessoas e cumpre 12 mandados
Policiais da 1ª Delegacia de Repressão aos Crimes contra Liberdade Individual, do Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), deflagraram, na segunda-feira (21), a Operação Atrium resultando na prisão três homens e duas mulheres, com envolvimento em sequestros e homicídios. Durante os trabalhos, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão e cinco de prisão temporária, nas zonas sul e central da Capital, com a participação de 25 policiais e 12 viaturas.
Os casos foram apurados em dois inquéritos policiais. No primeiro, a vítima, um homem de 18 anos, foi sequestrado em sua casa sendo acusado de ter estuprado uma mulher, também de 18 anos de idade. Contudo, durante a investigação comprovou-se não ter ocorrido o delito de estupro. O corpo da vítima não foi localizado até o momento, sendo decretada e cumprida a prisão a temporária em desfavor da falsa vítima de estupro e do casal de tios dela, coautores do crime. No segundo, a vítima, um homem de 58 anos, foi submetida a “julgamento” em seu próprio estabelecimento comercial, acusada de ter estuprado uma menor, porém a investigação revelou que o verdadeiro motivo foi retirar o ponto comercial da vítima e passá-lo para o padrasto da mãe da suposta vítima de estupro. Referente a este caso, foram presos o padrasto da mãe e o namorado da suposta vítima de estupro. Ela está foragida. O corpo do homem também não foi localizado até hoje.
Preso indivíduo que participou de morte de secretário
Policiais civis do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), prenderam um dos envolvidos na morte do secretário de Segurança Pública de São José dos Pinhais, no Paraná. O crime aconteceu no dia 6 de março, na Marginal Pinheiros, zona sul da Capital, durante um roubo. O criminoso foi cercado durante a madrugada desta terça-feira (22), no município de Itapecerica da Serra, e tentou frustrar a prisão, atirando na equipe. Acabou neutralizado após a reação policial e foi socorrido ao Hospital Geral do município, onde está sob cuidados médicos. A arma utilizada tinha a numeração raspada. A prisão foi realizada por policiais da 1ª DISCCPAT (Investigações sobre Roubo e Latrocínio). Durante as investigações, a equipe identificou o preso como participante direto do latrocínio do secretário de São José dos Pinhais/PR. A abordagem aconteceu na estrada das Piúvas, na Chácara Santa Maria, no momento em ele se preparava para sair com um veículo. Ele foi autuado por tentativa de homicídio, porte de arma e resistência, e também responderá pela morte do secretário.
Foto: Divulgação