Guarda Civil realiza fiscalização de trânsito e três motos apreendidas no Arco-Íris
Na madrugada de segunda-feira (14), pela Rua José Felício Castelano, no Arco-Íris, a viatura 412 da Guarda Civil, Equipe Alpha, com o apoio das viaturas 91, 972, Patrulha Maria da Penha, Canil e Equipe GAM realizou uma fiscalização de trânsito pelo local devido à inúmeras solicitações de populares se queixando de perturbação de sossego, além de direção perigosa provocadas principalmente por condutores de motocicletas. Com a chegada das equipes a maioria dos frequentadores deixaram o local, porém jogaram diversas garrafas de vidro em direção ao Guarda Civis. Duas motos acabaram apreendidas por terem sido abandonadas estacionadas defronte a guia rebaixada, além de outra motocicleta apreendida, após um condutor ser flagrado fazendo manobras em via pública. No total três autos de infração foram registrados. Durante a fiscalização os GCMs notificaram um estabelecimento comercial por falta de regularização para funcionamento.
Uma espingarda e cerca de 2,5 mil maços de cigarros são apreendidos na zona rural de Araraquara
A Polícia Civil apreendeu cerca de 2,5 mil maços de cigarros, mais de 100 isqueiros, além de uma arma de fogo e munições, durante uma operação para coibir crimes contra o patrimônio e auxiliar no cumprimento de mandados judiciais. A ação ocorreu na última sexta-feira (11), na em Araraquara, e também resultou na prisão de um homem, de 62 anos. Os trabalhos policiais foram realizados por agentes de Matão, com apoio do Grupo de Operações Especiais (GOE), da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Ribeirão Preto. As equipes se deslocaram até uma propriedade rural para cumprir uma ordem judicial e no local encontraram uma espingarda calibre 38, com numeração suprimida, e 58 munições íntegras do mesmo calibre, além de outras 13 deflagradas. No imóvel também foram localizados 2.507 maços de cigarros de diferentes marcas, sem comprovação de origem, bem como 211 isqueiros.
CNJ lança novo painel de monitoramento de estatísticas do Judiciário.
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou ontem (15) um novo painel que permite monitorar todas as estatísticas do Judiciário, em todos os tribunais do país, incluindo informações como tamanho do acervo, tempos de tramitação, número de liminares e gargalos. A ferramenta informa, por exemplo, o número de processos que encontram-se parados há mais de 50 dias e onde se encontram paralisados. As informações são extraídas do DataJud, que foi criado em 2020 para concentrar em um único repositório, de modo automático, todas as estatísticas sobre a tramitação de processos nos tribunais antes, as informações eram repassadas por meio do preenchimento manual e regular de formulários em cada tribunal, que remetia então as informações ao CNJ. O procedimento consumia “muito tempo dos magistrados e dos servidores, que deveriam estar focados em sua atividade finalística, qual seja, de julgar os processos”, disse o ministro Luiz Fux, presidente do CNJ. O novo painel de monitoramento de estatísticas do Judiciário, cuja atualização tem sido diária, pode ser encontrado na página do DataJud.
TSE enfrentará os ataques cibernéticos e autoritários, diz Fachin.
O ministro Edson Fachin, que na próxima semana assume a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), disse hoje (15) que a Corte possui “robusto conjunto de desafios” pela frente, mas que está “atenta e preparada” para enfrentar riscos como ataques cibernéticos e ameaças autoritárias. “Teremos também pela frente as ameaças ruidosas do populismo autoritário. Enfrentaremos distorções factuais e teorias conspiratórias, as quais, somadas ao extremismo, intentam atingir o reconhecimento histórico e tradicional da Justiça Eleitoral”, disse Fachin. As declarações do ministro foram feitas durante reunião de transição com o atual presidente do TSE, Luís Roberto Barroso. Em pronunciamento, Fachin apresentou sua equipe de trabalho e objetivos de sua gestão. Também participou do evento o ministro Alexandre de Moraes, que assumirá a vice-presidência do tribunal.
Foto: Divulgação