PM prende indivíduo por porte ilegal de arma de fogo
Na noite da última sexta-feira (28) policiais militares da Companhia de Força Tática prenderam um infrator por porte ilegal de arma de fogo. A equipe realizava patrulhamento pelo bairro Bom Retiro quando visualizou um indivíduo em atitude suspeita e realizou a abordagem. Durante a revista pessoal os policiais localizaram uma pistola marca Taurus, calibre 380 e 14 munições intactas. O infrator foi conduzido ao Plantão Policial para o registro da ocorrência.
Polícia Militar prende criminoso por furto
Na madrugada de sábado (29), policiais militares da 1ª Companhia prenderam um criminoso pela prática de furto. Durante patrulhamento pelo bairro Vila Alemã a equipe visualizou um indivíduo com um objeto nas mãos e realizou a abordagem. Os policiais constataram que o objeto se tratava de uma bateria de carro, em revista pessoal localizaram também duas chaves de fenda, um alicate e uma chave de teste, o infrator confessou que furtou a bateria de um veículo estacionado nas proximidades. O criminoso foi conduzido ao Plantão Policial e permaneceu à disposição da Justiça. A proprietária do veículo teve seu bem restituído.
Mulher é presa por receptação de veículo
A equipe de Policiais Militares da 1º Companhia recebeu informações, no sábado (29), de que havia um veículo Chevrolet/Ônix dublê no bairro Santana e deslocou para averiguação, no local a equipe visualizou o veículo na garagem da residência. Os policiais vistoriaram o veículo e constataram que os sinais de identificação estavam adulterados, após pesquisar o Chassi original foi constatado que se tratava de produto de roubo pela cidade de Araras em 27/08/2021. A moradora da casa não apresentou o recibo do veículo e informou que adquiriu o carro através de um grupo de redes sociais. A mulher foi conduzida ao Plantão Policial para o registro da ocorrência e permaneceu à disposição da justiça.
Guardas civis recebem treinamento e habilitação para uso de armamento
De 24 a 28 de janeiro, 14 Guardas Civis Municipais de Rio Claro receberam treinamento intensivo para habilitação do uso de armas longas (carabina CTT40 e espingarda calibre 12), denominado E.Q.P. (Estágio de Qualificação Profissional). Durante a semana os Guardas Civis tiveram aulas teóricas realizadas na Sede da Guarda Civil, visando manejo e manutenção das armas de fogo, e aulas práticas no estande de tiro da GCM, onde foram efetuados inúmeros disparos em alvos específicos e prática de simulação em situações de abordagens no dia a dia com o uso de técnicas operacionais utilizando as armas longas. O treinamento de 40 horas exigidas pela Polícia Federal foi ministrados por 6 instrutores habilitados nesse tipo de armamento da própria corporação, utilizando os recursos da Secretaria Municipal de Segurança.
Polícia Civil liberta vítima sequestrada em Campinas
Policiais civis da 1º Delegacia de Polícia de Investigações Gerais de Campinas (DIG/Deinter 2) prenderam, na sexta-feira (28), quatro pessoas suspeitas de integrarem o braço financeiro de uma quadrilha especializada em sequestros e extorsões que vem agindo naquela região. A prisão ocorreu após o sequestro de um empresário no bairro de Alphaville. A vítima foi abordada por três criminosos quando chegava em um de seus empreendimentos comerciais. Ele foi levado a um cativeiro. Durante o trajeto, os bandidos tiveram acesso à conta bancária da vítima por meio do aplicativo telefônico. Eles resolveram manter a vítima sequestrada para exigir dinheiro da família em troca da sua liberdade. Durante a ação criminosa, os criminosos passaram a realizar saques em dinheiro das contas bancárias do empresário e a receber transferências realizadas pela família da vítima. Mediante trabalho de inteligência, os policiais interceptaram e rastrearam as linhas de telefone e entraram em contato com o setor de fraudes bancárias das instituições bancárias nas quais ele mantinha conta e conseguiram pistas da ação da quadrilha. A equipe policial encontrou uma adega no bairro Cidade Singer, na região do Campo Belo, onde foi localizado um suposto “braço financeiro” da quadrilha. No local, três mulheres foram presas. Duas de 27 anos e uma de 52, mãe de uma delas. As três mulheres integram o escalão financeiro da organização criminosa e eram responsáveis por fornecer contas bancárias e realizar saques das quantias em dinheiro para os criminosos. No local foram apreendidas diversas máquinas de cartão que eram utilizadas para transferir e realizar compras fraudulentas com os cartões roubados de vítimas de sequestro, além de dois veículos, dinheiro, folhas de cheque, celulares, notebook, entre outros. Um homem, também integrante da quadrilha, foi preso. No momento da prisão das mulheres, uma delas efetuava uma transação no valor de R$ 28 mil com o cartão do empresário. Com a prisão dos integrantes da organização, os policiais localizaram o cativeiro onde a vítima foi mantida refém. A vítima foi libertada na cidade de Sumaré, com algumas escoriações, e encaminhada ao hospital, sendo liberada depois. Os quatro envolvidos responderão pelos crimes de roubo, extorsão mediante sequestro e associação criminosa. A apuração continua visando a cabal identificação dos outros integrantes do bando. Ao todo, 25 policiais civis participaram da ação policial.
Foto: Divulgação