Guardas Civis recebem palestra sobre sobrevivência policial
Na quarta-feira (1), o Subinspetor da Guarda Civil de Jandira, Siderley Lima esteve na sede da Guarda Civil de Rio Claro, onde ministrou uma palestra com os temas: Sobrevivência Policial; Radiografia da Criminalidade. A palestra foi acompanhada por Guardas Civis de Rio Claro, Santa Gertrudes, Araras e Pirassununga e destacou a importância das Guardas Civis no planejamento e estratégias para o enfrentamento de situações de gerenciamento de crises. Casos de violência com grande repercussão na mídia foram lembrados, como o massacre ocorrido em uma escola estadual em Suzano/SP em 2019. Treinamentos simulados em situações como esta servem para instruir as pessoas envolvidas, afim de se evitar que haja um grande número de vítimas.
Corpo localizado em rio é sepultado sem identificação
Foi sepultado sem identificação, o corpo de um homem localizado às margens do Ribeirão Claro, região da “Ponte do Esqueletinho”, na manhã de quinta-feira (2). A Polícia Civil autorizou o sepultamento visto o estado avançado de decomposição do corpo. Amostras de DNA foram colhidas para as providências de identificação. Conforme o Boletim de Ocorrência a pessoa foi encontrada nua, com a cabeça na água e pelo estado, indica que a morte possa ter ocorrido há algum tempo. A Polícia Militar atendeu a ocorrência no local, assim como Polícia Civil e equipe de perícia que também compareceram. Segundo as informações o corpo não apresentava sinais de violência e foi retirado do rio por bombeiros.
Indivíduo é preso e adolescentes apreendidos após furto de livros em Rio Claro
Na noite de quinta-feira (2), policiais militares da 1º Companhia prenderam um criminoso por furto e corrupção de menores e apreenderam três adolescentes, em Rio Claro. A equipe foi acionada via 190 para atender uma ocorrência de furto em um estabelecimento comercial no bairro Vila Paulista e de imediato se dirigiu para o local dos fatos. O proprietário informou que um homem acompanhado de três adolescentes subtraíram cinco livros do seu estabelecimento. Os policiais realizaram a abordagem e os livros foram localizados na bolsa do indivíduo. As partes foram encaminhadas ao Plantão Policial para o registro da ocorrência, o criminoso permaneceu à disposição da justiça e os menores infratores foram liberados para seus responsáveis.
Equipe GAM da GCM fiscaliza bar no Parque das Indústrias
Atendendo uma denúncia feita através da Ouvidoria do município, Guardas Civis da Equipe GAM compareceram na Av. M-23, no Parque das Indústrias para realizar fiscalização em um bar. Solicitado o alvará de funcionamento, o proprietário informou que não possui o documento exigido. Diante do fato, o proprietário recebeu uma notificação preliminar, o qual deverá procurar o Desurb para providenciar a regularização do seu estabelecimento comercial. Até que a documentação seja providenciada o bar deverá permanecer fechado.
SP cria Comissão de Monitoramento da Letalidade envolvendo Policiais
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) criou uma Comissão de Monitoramento da Letalidade para analisar ocorrências envolvendo ações policiais visando a contínua redução do indicador, que está em queda por 17 meses consecutivos. O grupo, criado por meio de publicação no Diário Oficial do Estado na quinta-feira (2), funcionará como mais uma ferramenta para proteção da sociedade. Além de membros da SSP, a comissão será composta por representantes das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica, do Ministério Público e Defensoria Pública do Estado, do Instituto Sou da Paz e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Não poderá compor a Comissão, pessoa que mantenha relação com o caso concreto analisado, partes envolvidas e juízo competente ou que atue em qualquer procedimento de apuração dos fatos. O grupo, que deve ser constituído em até trinta dias, foi criado, ainda, com o objetivo de identificar os fatores de risco recorrentes na atuação policial, visando ao aprimoramento das estruturas investigativas, sendo mais um instrumento de reforço na proteção da população e de transparência das ações de seus agentes policiais.
Queda de letalidade policial
A criação do novo comitê ainda complementa um trabalho contínuo da atual gestão estadual, que tem adotado diferentes medidas para reduzir as mortes decorrentes de intervenção policial e investido continuadamente em capacitação teórica e prática de seus agentes, bem como em instrumentos de tecnologia e outros que evidenciam a preocupação com o uso proporcional da força. A criação da Comissão de Mitigação de Não Conformidades pela PM e o uso das câmeras corporais, por exemplo, possibilitaram a redução de 36,7% das mortes decorrentes de policiais em serviço – de 611 para 387 – se comparados os dez meses de 2021 com igual período de 2020. No mês de outubro foi é a 17ª vez consecutiva que o referido indicador apresentou diminuição.
Foto: Divulgação