Vigilância Sanitária com apoio da Defesa Civil e GCM notifica depósito de sucatas
Na terça-feira (9), com o apoio da Defesa Civil e da Guarda Civil, fiscais da Vigilância Sanitária estiveram num depósito de sucatas localizado no bairro Consolação, onde aplicaram uma notificação devido ao acúmulo de material descartado. Um caminhão da prefeitura realizou a retirada do material do local.
Guarda Civil intensifica fiscalização e busca revitalização do Jardim Público
A Guarda Civil de Rio Claro vem trabalhando para a revitalização do Jardim Público. Um trabalho em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Social busca entrevistar as pessoas que estão vivendo em situação de rua e ocupam o jardim público de forma rotineira. Os Guardas Civis e Assistentes Sociais em conversa com essas pessoas constataram que a ausência de vínculos familiares, perda de algum ente querido, desemprego, violência, perda da autoestima, alcoolismo, uso de drogas são as causas mais frequentes relatadas. O surgimento da população em situação de rua é um dos reflexos da exclusão social, que a cada dia atinge e prejudica uma quantidade maior de pessoas que não se enquadra no atual modelo econômico. Um exemplo disso foi um morador em situação de rua entrevistado pelo Comandante da Guarda Civil de Rio Claro Rodrigo Gonçalves, o Sr. Benedito, 59 anos que é calheiro, atualmente desempregado e que busca uma oportunidade de trabalho para sair da situação em que se encontra, recentemente recuperou-se da Covid-19, porém deseja tratamento para se livrar da dependência do álcool. O Comandante da GCM o encaminhou para o Albergue Noturno, onde uma Assistente Social cuidará para que ele seja incluído no programa para recuperação de dependentes de álcool.
Polícia Militar prende criminoso por tentativa de roubo a residência e esclarece roubo de veículo
Equipe de ROCAM após tomar conhecimento, na tarde de terça-feira (10), de que havia um indivíduo em atitude suspeita pelo bairro Bom Sucesso deslocou até o local e obteve sucesso em localizar e abordar o suspeito. A vítima informou que o criminoso entrou em sua residência pelo telhado e anunciou o roubo mediante força física e que após ela gritar por ajuda o indivíduo tentou se evadir mais foi impedido por populares. O criminoso também confessou que havia roubado um veículo em 28/10/2021. Na sequência foi encaminhado ao Plantão Policial e permaneceu à disposição da justiça.
Operação Interior Mais Seguro detém quase 100 pessoas e recupera 49 veículos
A Polícia Militar desencadeou, na terça-feira (9), a Operação Interior Mais Seguro em todo o Estado de São Paulo, nas regiões em que há áreas rurais, com a finalidade de garantir a continuidade da redução dos indicadores criminais, aumentando a presença ostensiva para melhorar a percepção de segurança das pessoas e combater o crime. A ação se estendeu até a manhã dessa quarta-feira (10). A operação contou com a mobilização de 13.932 policiais militares, com o emprego de 6.171 viaturas e 11 helicópteros, distribuídos em 1.044 pontos. As equipes permaneceram em locais estratégicos nas áreas rurais, apontados pelo serviço de inteligência da PM, para sufocar possíveis ações de criminosos. Além do policiamento preventivo, também atuaram com foco em receber das comunidades rurais informações que apontem melhorias da segurança local bem como os policiais militares foram agentes estimuladores do Programa Vizinhança Solidária. A ação resultou em 68 pessoas presas e/ou apreendidas e 30 foragidos capturados. Também houve a apreensão de aproximadamente 327,5 quilos de drogas e mais de 9 mil veículos foram vistoriados, sendo 71 motoristas autuados por consumo de álcool, recusa ao teste do bafômetro e embriaguez ao volante. A PM também recuperou 49 veículos produtos de roubo ou furto e retirou das ruas sete armas de fogo ilegais.
Deic integra ação nacional contra pirataria de games
Policiais civis da 1ª Delegacia de Polícia de Investigações sobre Propriedade Imaterial (Deic) participaram, na manhã dessa quarta-feira (10), de uma ação nacional contra pirataria de jogos de videogames. A “Operação Brick” cumpriu mandados de busca e apreensão, bloqueio e/ou suspensão de sites e exclusão de perfis em plataformas de comércio eletrônico. Coordenada pela Especializada, em São Paulo, com apoio da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a ofensiva cumpriu as determinações judiciais no bairro Penha de França, na zona leste, na região metropolitana de São Paulo e na cidade de Guarulhos. Os endereços foram identificados a partir de investigações da Inteligência Policial. A equipe apreendeu equipamentos de computação que seriam utilizados na transmissão dos games. O termo “brick” significa tijolo e é empregado pelos jogadores de videogame quando o equipamento é inutilizado. Essa é um dos principais objetivos da operação: tornar inservíveis os consoles adaptados para prática de pirataria, bem como indisponíveis os serviços criminosos que violam os direitos autorais. O material apreendido será encaminhado à perícia. Os envolvidos serão investigados por violação de direito autoral, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
Foto: Divulgação