Guardas Civis recebem instruções para o atendimento de ocorrências envolvendo maus-tratos a animais
Durante a semana, Guardas Civis Municipais receberam instruções sobre o novo protocolo de atendimento de ocorrências envolvendo maus-tratos a animais. O treinamento foi ministrado pelo Guarda Civil integrante da Equipe Canil e Médico Veterinário Igor Rafael de Carvalho e o Guarda Civil Thiago Roberto Prochnow, integrante da Patrulha de Proteção Ambiental/Animal. O protocolo de atendimento de ocorrências contra maus-tratos e bem estar em animais foi criado para facilitar o atendimento deste tipo de ocorrência de forma prática e profissional, visando dar informações básicas e legais. O Guarda Civil utiliza o protocolo para avaliação do bem estar animal baseado nas cinco liberdades que todo animal deve ter que são elas: a liberdade de sede, fome e má nutrição, a liberdade de dor e doença, a liberdade de desconforto, a liberdade para expressar o comportamento natural da espécie, a liberdade de medo e de estresse. O bem estar é avaliado por meio de indicadores fisiológicos e comportamentais. As medidas fisiológicas associadas ao estresse, como o nível de cortisol plasmático, indicam que, se o estresse aumenta, o bem estar diminui. O estresse tem sido o principal mecanismo de medida ou de avaliação do bem estar animal. Este treinamento e o preenchimento deste protocolo possibilita o GCM distinguir se o animal está ou não em situação de maus-tratos. Assim podendo realizar este tipo de fiscalização de forma assertiva, pensando sempre nos animais e de seu bem estar.
A Defesa Civil de Rio Claro recebeu a visita do coordenador e dos agentes da Defesa Civil do município de Itirapina-SP, na manhã de quinta-feira (21). A equipe foi conhecer as instalações e o trabalho desenvolvido pelo Departamento em nossa cidade, e assim realizar uma troca de experiências e aprendizados entre os órgãos municipais.
Equipe do 10º BAEP captura procurado pela justiça
Durante patrulhamento de Ações Especiais, na manhã dessa sexta-feira (22) a equipe foi acionada para apoiar o Ministério Público Estadual e a Polícia Civil do Município de Capivari, para cumprimento do Mandado de Busca e Apreensão e Mandado de Prisão em desfavor de um indivíduo de 32 anos. No local dos fatos foi feita a detenção do criminoso e a condução ao plantão policial de Capivari onde ficou à disposição da justiça. A prisão ocorreu na Rua 27 do Jardim Panorama.
Polícia Militar prende criminoso procurado pela justiça por roubo
Equipe de Policiais Militares da 1º Companhia em patrulhamento pelo bairro Guanabara, na tarde de quinta-feira (21), avistou um indivíduo em atitude suspeita e realizou a abordagem. Ao consultar seus dados pessoais, os policiais constataram que havia em seu desfavor um mandado de prisão pela prática do crime de roubo. O criminoso foi conduzido ao Plantão Policial e permaneceu à disposição da justiça.
Guarda Civil prende indivíduos escondidos na laje de uma residência no centro
Na madrugada de quinta-feira (21), Guardas Civis foram alertados por um transeunte que havia avistado dois indivíduos invadindo uma residência na área central. Os GCMs realizaram uma averiguação externa nas portas e janelas e não encontraram sinais de arrombamento, porém em uma vistoria mais detalhada, os Guardas notaram que haviam várias telhas removidas no telhado, e ao averiguarem o interior da laje, encontraram dois indivíduos escondidos, além fios de cobre cortados, um alicate e duas mochilas. Diante dos fatos, foi dada voz de prisão aos indivíduos e conduzidos à Central de Polícia, onde foram presos em flagrante pelo crime de furto, sendo recolhidos à carceragem local.
Foto: Divulgação