Guarda Civil averigua denúncias de maus tratos a animais
Nos últimos cinco dias a Guarda Civil atendeu dez casos de denúncias de maus tratos a animais. A preocupação com o bem estar desses animais tem levado os munícipes a fazerem as denúncias. Somente nesse fim de semana, seis casos foram atendidos, onde a equipe de patrulheiros com a presença do proprietário da residência, fez uma análise com base no protocolo de atendimento de ocorrência de maus tratos e bem estar animal. Detalhes como local, abrigo, alimentação, água, além da verificação de lesões aparentes e aspectos gerais do animal são observados pelos guardas. A Guarda Civil informa que a maioria das ocorrências atendidas não chega a configurar como maus tratos, e nesses casos é feita somente uma orientação ao proprietário. Lembrando que as denúncias de flagrante deverão ser feitas pelo fone de emergência 153. Para demais denúncias, deve enviar e-mail com fotos do local para a ouvidoria@ouvidoria.rc.sp.gov.br.
Guarda Civil recolhe veículo pela Lei do Pancadão
Na noite de sábado (7), denúncias de populares ao fone 153, relatavam que um veículo VW Gol estava com o som muito alto causando transtorno ao sossego público da população residente no bairro São Miguel. Diante da situação Guardas Civis da Equipe GAM compareceram no local e constataram o conteúdo da denúncia e aplicaram as medidas administrativas da Lei Municipal n° 5091/2017, sendo o veículo recolhido.
PM Ambiental resgata 11 aves silvestres que eram mantidas em cativeiro na cidade de Piracicaba
A Polícia Militar resgatou, no sábado (7), 11 aves silvestres que eram mantidas em cativeiro de forma irregular, em um estabelecimento comercial em Piracicaba. O flagrante foi realizado por uma equipe do 5º Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb). No local, o proprietário confessou ser o responsável pelas aves e informou que não era criador cadastrado no Ibama e não tinha autorização do órgão ambiental competente para manter os pássaros em cativeiro. Contra o homem foi registrado um Auto de Infração Ambiental (AIA), somando multa no valor de R$ 5 mil por ter em cativeiro espécime animal silvestre sem autorização. Os pássaros foram apreendidos e, após avaliação, soltos em área de mata.
Foto: Divulgação