GCMs realizam rondas no bairro Santana do Urucaia e Estrada do Sobrado na área rural de Rio Claro
Equipes da GCM foram acionadas na noite de quinta-feira (15) para efetuarem patrulhamento preventivo na área rural da cidade. O índice de furtos e roubos na região aumentou e as equipes foram direcionadas para patrulhamento com vista a veículos e pessoas em atitudes suspeitas pelas estradas e sítios. Num dos sítios, os GCMs se depararam com a porteira aberta e ao entrar, notaram uma família que informaram que haviam se esquecido de fechar a porteira. Os moradores agradeceram a atenção dos Guardas. Os patrulhamentos nas imediações terão continuidade até o final do mês e ocorrerão diariamente. Para denúncias de pessoas ou veículos em atitudes suspeitas, a Guarda Civil Municipal orienta ligar nos números de emergência 153 ou 08007711532.
Após denúncia, Guardas Civis efetuam fiscalização ambiental na estrada Rio Claro/Ajapi
Na tarde de quinta-feira (15), GCMs acompanhados de um fiscal do meio ambiente, realizaram fiscalização de descarte irregular de resíduos na estrada que liga o município de Rio Claro ao Distrito de Ajapi. O ponto de fiscalização se deu em um local onde haviam caçambas para descarte de lixo e hoje não existe mais, porém, a população continua descartando lixo e entulhos, deteriorando o meio ambiente. A equipe permaneceu por toda a tarde no local e nenhuma pessoa foi autuada. A Guarda Civil Municipal informa que a o descarte de resíduos em local não apropriado é crime ambiental, previsto na Lei nº 9.605, de 1998 e prevê multas, até prisão ao infrator. As denúncias de flagrantes devem ser feitas através do telefone de emergência da GCM, o 153. Demais denúncias podem ser realizadas pelo e-mail: ouvidoria@guardacivil.rc.sp.gov.br
GCMs apreendem motocicleta com chassi e placa adulterados durante patrulhamento
Na manhã de quinta-feira (15), GCMs da viatura 537 efetuavam patrulhamento preventivo pela Avenida Castello Branco, quando depararam com uma motocicleta que trafegava com uma placa artesanal. Foi realizada a abordagem e durante a consulta, foi verificado que a numeração da placa não era condizente com a motocicleta e a numeração do chassi encontrava-se ilegível. O condutor alegou que havia comprado a moto de uma outra pessoa e que esta, havia comprado em um leilão. Diante dos fatos, a motocicleta foi apreendida e apresentada no plantão policial onde foi registrado boletim de ocorrência de Adulteração de sinal identificador de veículo automotor, conforme artigo 311 do Código Penal Brasileiro. O veículo foi recolhido ao pátio do guincho. O condutor da moto foi ouvido e liberado.
Polícia Militar captura foragido da justiça em Brotas
Policiais Militares da 2ª Companhia, durante bloqueio e fiscalização de trânsito pela Avenida Péricles de Albuquerque Pinheiro, na noite de quinta-feira (15), abordou um veículo contendo três ocupantes. Na sequência foi realizada busca pessoal e vistoria veicular e nada de ilícito foi encontrado. Durante a consulta criminal via COPOM os policiais constataram que um dos indivíduos havia informado outro nome dando divergências de informações Diante dos fatos, as partes foram encaminhadas à Delegacia local onde ficou constatado que o indivíduo se encontrava procurado pela Justiça, assim, permanecendo à disposição da Justiça.
Operação São Paulo Mais Seguro detém 150 pessoas e recupera 14 veículos produto de roubo ou furto
A Polícia Militar desencadeou entre as madrugadas de quinta-feira (15) e sexta-feira (16), a 86º edição da Operação São Paulo Mais Seguro em todo o Estado de São Paulo. A ação tem a finalidade de garantir a continuidade da redução dos indicadores criminais, aumentando a presença ostensiva para melhorar a percepção de segurança das pessoas e combater o crime.
Com a mobilização de 16.603 policiais militares e emprego de 7.404 viaturas e 11 helicópteros, as atividades foram distribuídas em pontos estratégicos apontados pelo serviço de inteligência da PM, para impedir possíveis ações criminosas.
A ação resultou na detenção de 150 pessoas, sendo 105 presas e/ou apreendidas e 45 procurados pela Justiça capturados. Também foram apreendidos mais de 45,5 quilos de drogas e 15 armas de fogo ilegais.
Durante a operação mais de 9,5 mil veículos foram vistoriados, sendo recuperados 14 oriundos de roubo ou furto. A PM também autuou 83 motoristas por consumo de álcool, recusa ao teste do bafômetro e embriaguez ao volante.
Foto: Divulgação