Equipe de RPM em ação rápida prende criminoso que praticou roubo contra um adolescente.
Equipe de RPM em patrulhamento com vistas ao indivíduo que tinha praticado roubo a um adolescente mediante violência e grave ameaça, armado de uma faca, nas imediações do Boulevard dos Jardins, utilizando uma bicicleta preta com camisa de time e bermuda. Em posse das informações, foi iniciado o patrulhamento pelos policiais, quando ao adentrarem na Avenida 17 particular, Consolação, local conhecido como ponto de tráfico de drogas, a equipe de RPM visualizou um indivíduo de bicicleta preta com as mesmas características trocando algo com outro indivíduo que não foi possível abordá-lo. Foi dada voz de parada ao indiciado que se recusou, tentou se evadir da equipe, que em ato contínuo fez o cerco com as motocicletas, dada ordem para que colocasse as mãos na cabeça e virasse de costas, o indiciado não acatou as ordens e, de forma agressiva, partiu para cima da equipe. Houve resistência, sendo necessário uso de força pra contê-lo e algemá-lo. Posteriormente, feita busca pessoal, sendo encontrado no bolso traseiro uma porção de maconha. Com apoio das equipes foram feitas buscas no local, porém o celular não foi localizado, nem a faca utilizada no roubo. Feito contato com a vítima que reconheceu o indiciado como o autor do roubo. Diante dos fatos, o indivíduo foi conduzido à Upa da 29, onde se recusou a ser atendido relatando não estar com nenhuma lesão, posteriormente para o Plantão Policial. No DP foi feito o procedimento de reconhecimento do indiciado e a vítima novamente o reconheceu sem sombra de dúvidas. A autoridade de plantão tomou ciência dos fatos, elaborou BO de Roubo / porte de drogas, ratificando a voz de prisão, ficando o indiciado à disposição da justiça.
GCM apoia equipe do Cata Bagulho em crime ambiental próximo a escola municipal
A equipe da viatura 91 realizou apoio à equipe do Cata Bagulho da prefeitura pela EM Victorino Machado. Foram recolhidos entulhos que estavam em um terreno no fundo da escola. Jogar lixos e entulhos em terrenos baldios é crime ambiental passível de multa e prisão e representa um grande risco à saúde, tendo em vista que traz a presença de roedores e outros animais que podem transmitir doenças aos moradores da região. A ação ocorreu na manhã de segunda-feira (22).
GCM dá continuidade à operação em ferros-velhos durante a semana
A equipe da viatura 91, dando sequência à operação Rainha da Sucata, efetuou a fiscalização de um ferro-velho localizado no bairro Chervezon, na tarde de segunda-feira (22). O local estava em funcionamento, sem a documentação necessária, motivo pelo qual foi notificado. Além disso, foi realizado um auto de infração, conforme o CTB- Código de Trânsito Brasileiro, de obstrução de via pública, pois haviam 2 containers na rua, bem como, a calçada se encontrava com vários sacos com produtos recicláveis. Ainda na segunda-feira, outros dois estabelecimentos foram fiscalizados e devidamente notificados.
A operação faz parte de um conjunto de ações para coibir os furtos de fios de cobre em escolas da rede municipal e comércios da cidade. Além da fiscalização documental realizada pelos guardas, os proprietários dos ferros-velhos estão sendo orientados a não comprar fios de procedência duvidosa e denunciarem quando desconfiarem tratar-se de rés-furtiva. A Guarda Civil tem aumentado o patrulhamento noturno aos finais de semana próximo às escolas mais vulneráveis e realiza campanha de conscientização com moradores próximos a elas, além de disponibilizar um canal direto para denúncias deste tipo de crime por Whatsapp.
Operação Interior Mais Seguro detém 142 pessoas e apreende mais de 44,2 kg de drogas
A Polícia Militar desencadeou, na segunda-feira (22), a Operação Interior Mais Seguro em todo o Estado de São Paulo, nas regiões em que há áreas rurais, com a finalidade de garantir a continuidade da redução dos indicadores criminais, aumentando a presença ostensiva para melhorar a percepção de segurança das pessoas e combater o crime. A ação se estendeu até a manhã dessa terça-feira (23).
A operação, que está em sua 31ª edição, contou com a mobilização de 14.562 policiais militares, com o emprego de 6.481 viaturas e 11 helicópteros, distribuídos em 1.142 pontos. As equipes permaneceram em locais estratégicos nas áreas rurais, apontados pelo serviço de inteligência da PM, para sufocar possíveis ações de criminosos.
Além do policiamento preventivo, também atuaram com foco em receber das comunidades rurais informações que apontem melhorias da segurança local, bem como, os policiais militares foram agentes estimuladores do Programa Vizinhança Solidária.
A ação resultou em 17.447 abordagens, sendo 97 pessoas presas e/ou apreendidas e 45 foragidos capturados. Também houve a apreensão de mais de 44,2 quilos drogas. Mais de 10,6 mil veículos foram vistoriados e 130 motoristas autuados por consumo de álcool, recusa ao teste do bafômetro e embriaguez ao volante. A PM também recuperou 30 veículos produtos de roubo ou furto e retirou das ruas 10 armas de fogo ilegais.
Fotos: Divulgação