Polícia Militar prende casal por tráfico de drogas
Na noite de terça-feira (30), após tomar conhecimento de uma ocorrência de disparo de arma de fogo em uma residência pelo Parque São Jorge, a equipe de Força Tática se deslocou para o endereço e se deparou com um indivíduo que segurava uma porção de drogas nas mãos. De imediato foi realizada a abordagem e ao indagar o indivíduo este confessou a prática do tráfico no local. Na residência também estava uma mulher que se identificou como namorada do abordado. Em diligências na casa foram localizadas porções de maconha e cocaína, além de balança de precisão e apetrechos para fracionar a droga. Os infratores foram conduzidos ao Plantão Policial para o registro da ocorrência e demais providências.
Policial militar morre durante salvamento de crianças em praia de Itanhaém
Com extremo pesar que a Polícia Militar do Estado de São Paulo informou o falecimento do Cabo PM Diogo Gomes de Melo, 31 anos de idade, na tarde desta terça-feira (29). O policial militar trabalhava no 13º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, região central de São Paulo, estava há 11 anos e 6 meses na Polícia Militar. Deixa esposa e não tinha filhos. O Cabo PM Melo morreu ao tentar salvar 4 crianças, em uma praia de Itanhaém, litoral de São Paulo. Por volta das 16h, ele estava na praia com familiares e ouviu o pedido de socorro das crianças, que teriam sido arrastadas pelas ondas. Ele entrou no mar para tentar salvar as crianças, dois enteados e dois sobrinhos, mas o policial acabou sendo arrastado pela correnteza, e as crianças foram ajudadas por populares. O policial militar foi localizado posteriormente pelo Corpo de Bombeiros e socorrido à UPA de Itanhaém, porém não resistiu. As crianças foram retiradas do mar com vida. O Cabo PM Melo, fazia parte do efetivo de Policiais Militares, da “Operação Verão”, e estava trabalhando em Mongaguá.
Governador nomeia 600 investigadores e 1.992 soldados
O governador João Doria nomeou 600 investigadores de polícia e 1.992 soldados de 2ª classe aprovados em concurso público. As nomeações foram publicadas na edição dessa quarta-feira (30) do Diário Oficial do Estado (DOE). A próxima etapa será a posse dos nomeados, o que deve ocorrer já na primeira quinzena de janeiro. Em seguida, os investigadores iniciarão o curso na Academia de Polícia Dr. Coriolano Nogueira Cobra (Acadepol), com duração média de seis meses. Já os soldados seguem para o Curso Superior Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública, na Escola Superior de Soldados, com um ano de formação.
Após a formação, os novos policiais serão designados para reforçar o efetivo das unidades da Polícia Civil e para o policiamento preventivo e ostensivo de todo o Estado.
Em janeiro, mais 288 policiais civis devem ser nomeados, sendo 35 delegados, 54 agentes de telecomunicação, 30 papiloscopistas, 86 auxiliares de papiloscopista e 83 agentes policiais. Esses também seguirão os trâmites para formação na Acadepol, após a nomeação. Também está prevista, para o primeiro semestre de 2021, a nomeação de mais 2.700 soldados de 2° classe e 190 alunos-oficiais de outros dois concursos suspensos, dos anos de 2019 e 2020, respectivamente.
Fotos: Divulgação