Operação São Paulo Mais Seguro apreende 24,1 quilos de drogas e detém 156 pessoas
A Polícia Militar desencadeou, na terça-feira (17), a Operação São Paulo Mais Seguro em todo o Estado de São Paulo, com a finalidade de garantir a continuidade da redução dos indicadores criminais, aumentando a presença ostensiva para melhorar a percepção de segurança das pessoas e combater o crime. A ação se estendeu até a madrugada dessa quarta-feira (18).
Com a mobilização de mais de 16.594 mil policiais militares e o emprego de 7.330 viaturas e 11 helicópteros, as atividades foram distribuídas em 1.243 pontos estratégicos apontados pelo serviço de inteligência da PM, para sufocar possíveis ações de criminosos.
A ação resultou em 16.698 abordagens, sendo 118 pessoas presas e/ou apreendidas e 38 foragidos capturados. Também houve a apreensão de 24,1 quilos de drogas e 13 armas de fogo. Durante a operação 9.858 veículos foram vistoriados, sendo 265 motoristas autuados por consumo de álcool, recusa ao teste do bafômetro e embriaguez ao volante. A PM também recuperou 22 veículos produtos de roubo ou furto.
Polícia Militar captura procurados pela justiça em Rio Claro
Na quarta-feira (17), policiais militares da Companhia de Força Tática do Trigésimo Sétimo Batalhão de Polícia Militar do Interior capturaram um indivíduo que se encontrava foragido da Justiça. Equipe policial, em patrulhamento pela Avenida Brasil no bairro Vila Martins, abordou o indivíduo e durante a busca pessoal nada de ilícito foi localizado, porém, era de conhecimento da equipe policial que havia em seu desfavor um mandado de busca e apreensão. Diante dos fatos, foi conduzido ao plantão policial de Rio Claro, permanecendo à disposição da Justiça.
Um segundo indivíduo foi capturado durante a noite de quarta-feira (17) pela Avenida Ulisses Guimarães no bairro Vila Indaiá. Equipe de Força Tática visualizou um indivíduo que ao notar a presença policial demonstrou nervosismo excessivo, o que motivou a abordagem. Durante a busca pessoal nada de ilícito foi localizado, no entanto, durante a pesquisa criminal constatou-se que havia em seu desfavor um mandado de busca e apreensão. Foi conduzido ao plantão policial permanecendo à disposição da Justiça.
PM prende quarteto e recupera mercadorias roubadas do Brás
A Polícia Militar prendeu quatro homens, de 68,40,41 e 43 anos, que foram flagrados com mercadorias roubadas. A detenção aconteceu na noite de terça-feira (17), na rua Dom Francisco de Sousa, no bairro República, no centro de São Paulo.
A ação foi deflagrada por uma equipe do 7° Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M) que foi acionada pelos donos de uma carga que havia sido roubada e que estava sendo rastreada, indicando estar em um estacionamento.
Os militares foram até o local apontado, tiveram a entrada autorizada pelo responsável e avistaram três rapazes, até que chegou um quarto suspeito que alegou que estava no estabelecimento apenas para comprar a mercadoria.
Foram localizadas 57 caixas de perfumes, cerca de 50 películas de celulares, lâmpada florescente, fitas adesivas e acessórios veiculares, avaliados em cerca de R$ 50 mil. Os produtos foram restituídos ao representante da empresa vítima, situada no Brás.
O quarteto foi preso em flagrante e conduzido ao 2° Distrito Policial (Bom Retiro), onde foi indiciado por receptação. A ocorrência foi encaminhada ao 3º DP (Campos Elíseos), responsável pela área dos fatos.
Operação Peculatus apreende mais de meio milhão de reais
A Polícia Civil apreendeu, na terça-feira (17), mais de meio milhão de reais e aparelhos eletrônicos encontrados durante o cumprimento de mandados de busca relacionados a inquérito policial que apura desvios de verbas públicas. As apreensões aconteceram durante a Operação Peculatus, na zona leste da capital.
A ação foi deflagrada por agentes da 1ª Delegacia da Divisão de Crimes Contra a Administração Pública, Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro, do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), que iniciou as apurações após uma auditoria realizada pela Controladoria Geral do Município (CGM), que verificou diversas irregularidades em alguns convênios.
“Foi constatado desvio do dinheiro público em um dos convênios com uma Organização Não Governamental (ONG). Foi verificada a existência de várias notas fiscais de equipamentos eletrônicos emitidos por um minimercado que usualmente não vende esse tipo de produto’, explicou a delegada Fabíola de Oliveira Alves.
O dono do estabelecimento, situado no Jardim Robru, foi identificado e admitiu não comercializar tais produtos e que os prospecta na internet e repassa o valor. O homem contou que, uma vez aprovado pelo cliente, recebe em torno de 30% de lucro. Representantes de duas lojas confirmaram a emissão de notas ao comércio.
Ao longo dos trabalhos, as equipes apuraram que os recursos seriam destinados à aquisição de notebooks, computadores e eletroeletrônicos, dentre outros objetos. As verbas, repassadas pelo Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAP), eram destinadas à ONG Apoio Associação de Auxílio Mútuo da Região Leste.
Durante o cumprimento das ordens judiciais em cinco endereços, foram encontrados R$ 692.850, além de diversos documentos, aparelhos telefônicos e HD’s. Os materiais apreendidos serão analisados e contribuirão com as próximas etapas de apuração. As diligências prosseguem e todos os envolvidos identificados serão investigados.
Foto: Divulgação