“Operação 50 anos de Rota” apreende mais de 86 quilos de drogas na Capital
As Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) desencadearam durante a quinta-feira (15), a “Operação 50 anos de Rota” em atenção ao aniversário da unidade e comemoração aos anos de serviços prestados à segurança da população paulista. Com empenho de 240 policiais militares e 60 viaturas, foram realizadas ações de patrulhamento preventivo e ostensivo em pontos estratégicos nas zonas norte, sul, leste e oeste da Capital.
A operação resultou em 265 abordagens, sendo 28 pessoas presas e/ou apreendidas em flagrante e dois procurados pela Justiça capturados. Também foram apreendidos 86,8 quilos de drogas em oito ocorrências, cinco armas de fogo e R$12,942 mil. Durante a ação ainda foram vistoriados 37 veículos, sendo quatro apreendidos.
Adolescente é localizada pela GCM
Na noite de quinta-feira (15), a Patrulha Maria da Penha tomou conhecimento através do CCOM da Guarda Civil Municipal de Rio Claro de que havia uma menor desaparecida. Segundo familiares a mesma não informou para onde iria.
A Patrulha, após realizar patrulhamento pela cidade, localizou a menor que andava pela Avenida Visconde do Rio Claro dizendo que estava indo na casa de uma amiga. A menor foi conduzida à sua residência e entregue à família.
Operação Ostentação é realizada em Pirassununga
Através de informações que indivíduos estariam tentando restabelecer o tráfico de drogas no município, tido como controlado pelas autoridades e, em decorrência disso ocorreram alguns homicídios que aparentemente tem ligação com disputa por pontos de tráficos de drogas.
Com a troca de informações entre esses Órgãos de Segurança Pública, a Polícia Civil com um trabalho brilhante de investigação, elaborou um minucioso relatório de inteligência apresentado ao Poder Judiciário que por sua vez diante da materialidade das denúncias, concedeu mandados de busca e apreensão e de prisão a serem cumpridos com intuito de desarticular ações do crime organizado, principalmente nas regiões leste e norte, áreas tidas como sendo as mais violentas.
A Operação teve a participação dos efetivos da Polícia Civil e da Polícia Militar, contando com policiais militares da 4ª Cia (Leme), 2ª Cia (Araras) e Companhia de Força Tática do 36° BPM/I (Limeira), do 10° BAEP/ Canil (Piracicaba), Base de Aviação de Piracicaba com aeronaves remotamente pilotada (RPA), Policiamento Ambiental e Policiamento Rodoviário. Resultando na prisão de 13 indivíduos, três flagrantes de tráfico de drogas, dois termos circunstanciados de ocorrência de porte de drogas, apreendidos 0,673kg de maconha, 0,266 kg de cocaína, R$ 9.593,00 em dinheiro, 27 aparelhos celulares, cinco notebook/tablets e 34 apetrechos para embalo e preparo de drogas, máquinas de cartão de crédito e uma réplica de arma de fogo.
Polícia Civil cria Divisão de Crimes Cibernéticos em São Paulo
A Polícia Civil do Estado de São Paulo deu mais um passo rumo à modernização das investigações criminais com a criação da Divisão de Crimes Cibernéticos (DCCIBER), uma superestrutura contra os cibercriminosos. As novas delegacias foram criadas por meio de ato do governador do estado, João Doria, no decreto número 65.241, publicado na edição do Diário Oficial de quarta-feira (10).
A criação da Divisão de Crimes Cibernéticos integra o projeto de modernização da Polícia Civil pelo delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, Ruy Ferraz Fontes. Parte do efetivo será da 4ª Delegacia de Investigações sobre Fraudes Patrimoniais Praticadas por Meios Eletrônicos. Novos policiais em formação na Academia de Polícia Civil de São Paulo (Acadepol) também integrarão a Divisão de Crimes Cibernéticos.
Todos os policiais terão expertise em investigação e combate ao cibercrime. Cinquenta deles já realizaram o curso de especialização em investigação e coleta de informações. Em outro curso com duração de seis dias, já programado para novembro, 30 policiais vão se especializar em Técnicas de Investigação de Crimes Cometidos por Meio Eletrônico.
“A unidade, que deve ser inaugurada até o final do ano, vai atuar diretamente no cibercrime, sendo que cada delegacia vai contar com, pelo menos, 20 policiais de imediato. Acredito que em todo o Brasil, não há nenhuma Polícia Civil que mantenha uma divisão inteira no combate a este tipo de crime”, afirmou o delegado-geral.
A DCCIBER será instalada no 16º andar do edifício Palácio da Polícia, localizado na rua Brigadeiro Tobias, 527, Luz. O andar foi totalmente reformado para receber a nova Divisão. A DCCIBER está subordinada ao Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC). A nova divisão será comandada pelo delegado-divisionário, Gaetano Vergine.
Operação São Paulo Mais Seguro apreende mais de 107 quilos de drogas e detém 203 pessoas
A Polícia Militar desencadeou, na quinta-feira (15), a Operação São Paulo Mais Seguro em todo o Estado de São Paulo, com a finalidade de garantir a continuidade da redução dos indicadores criminais, aumentando a presença ostensiva para melhorar a percepção de segurança das pessoas e combater o crime. A ação se estendeu até a madrugada dessa sexta-feira (16).
Com a mobilização de 16.510 policiais militares e o emprego de 7.308 viaturas e 11 helicópteros, as atividades foram distribuídas em 1.181 pontos estratégicos apontados pelo serviço de inteligência da PM, para sufocar possíveis ações de criminosos.
A ação resultou em 16.736 abordagens, sendo 149 pessoas presas e/ou apreendidas e 54 foragidos capturados. Também houve a apreensão de 107,2 quilos de drogas e 12 armas de fogo. Durante a operação 9.067 veículos foram vistoriados, sendo 110 motoristas autuados por consumo de álcool, recusa ao teste do bafômetro e embriaguez ao volante. A PM também recuperou 51 veículos produtos de roubo ou furto.
Fotos: Divulgação