Operação São Paulo Mais Seguro mobiliza mais de 16,1 mil policiais militares
A Polícia Militar desencadeou, desde às 5 horas dessa segunda-feira (5), a Operação São Paulo Mais Seguro em todo o Estado de São Paulo, com a finalidade de garantir a continuidade da redução dos indicadores criminais, aumentando a presença ostensiva para melhorar a percepção de segurança das pessoas e combater o crime. A operação conta com a mobilização de 16.188 militares, com o emprego de 7.189 viaturas e 11 helicópteros, distribuídos em 1.129 pontos. As equipes atuam em locais estratégicos, apontados pelo serviço de inteligência da PM, para sufocar possíveis ações de criminosos.
Indivíduo é preso por disparo e posse ilegal de arma de fogo

Na tarde de sábado (03), policiais militares da 1ª Companhia do Trigésimo Batalhão de Polícia Militar do Interior prenderam um indivíduo por disparo de arma de fogo e posse ilegal de arma de fogo, na área rural do município de Rio Claro. Na tarde de sábado (3), a equipe da Patrulha Rural, após informações do COPOM (Centro de Operações da Policia Militar) sobre uma ocorrência de disparo de arma de fogo na área rural do Horto Camacuã, seguiu para o local. Em contato com a solicitante, os PMs foram informados que um dos vizinhos havia efetuado disparos de arma de fogo durante uma desinteligência com familiares. Após diligências, os policiais militares, juntamente com o apoio de demais equipes, fizeram a apreensão da arma de fogo, sendo revólver Taurus, cal.38, com numeração suprimida, duas munições intactas e quatro munições deflagradas. Durante patrulhamento nas imediações localizaram o indivíduo no interior de uma mata. Na sequência, a ocorrência foi apresentada no plantão policial e o indivíduo permaneceu à disposição da Justiça, a arma de fogo apreendida.
Patrulha Ambiental da GCM apreende indivíduo durante pesca proibida

A Patrulha Ambiental da Guarda Civil Municipal realizava patrulhamento pelo Horto Camacuã, próximo ao Rio Cabeça, na tarde de domingo (4), quando os guardas se depararam com um indivíduo dizendo que havia ido pescar. O mesmo informou que sabia que não poderia utilizar tarrafas para pescar, sendo que, o mesmo chegou a retirar da lagoa a quantidade de 20 tilápias. As tarrafas foram apreendidas pela Patrulha Ambiental da Guarda Civil e elaborado o auto e infração ambiental.
Espingarda é apreendida pela GCM
Ao receberem informações de que um veículo estaria rodando pelo bairro Jardim Bonsucesso, os guardas foram até o local e fizeram a abordagem do indivíduo que estava em um veículo Fiat Strada. O mesmo informou que teria pego esse carro de um conhecido, no período da manhã, porém não informou o nome, pois disse que fazia um teste para possível compra do carro. No interior do veículo foi encontrada uma espingarda modificada para cal.22 que o indivíduo disse pertencer a ele, porém não apresentou qualquer documento legal para tal posse. Com a documentação do veículo em mãos os guardas confrontaram os sinais identificadores que a princípio nada de irregular foi localizado. Feito contato com a vítima do furto, que compareceu no local, reconheceu como sendo seu veículo, furtado em data anterior conforme BO. Diante dos fatos, as partes e veículo foram conduzidos ao plantão onde todos foram ouvidos e liberados, sendo apreendida a espingarda e o CRLV que constou ser produto de roubo conforme BO. Veículo liberado pela Autoridade para a vítima.
GCM apreende veículo em descumprimento da Lei do Pancadão
Os Guardas Municipais efetuavam patrulhamento ostensivo pelo bairro Santa Clara, na tarde sábado (3), quando se depararam com o veículo Ford Escort descumprindo a Lei Municipal 5091/2017 – Lei do Pancadão. O condutor teve seu veículo autuado e recolhido. Enquanto a equipe aguardava o guincho para efetuar a recolha, um motociclista que provavelmente não viu os GCM’s, veio em direção a equipe, fazendo manobras perigosas na via pública. De imediato foi dada ordem de parada e, ao ser questionado, foi constatado que além de manobras perigosas, o condutor não era habilitado e o documento da motocicleta encontrava-se vencido. Diante dos fatos, a mesma também foi recolhida ao pátio do guincho.
Foragido da justiça desde 2008 é preso pela PM
Na tarde de sábado (3), policiais militares da Companhia de Força Tática do Trigésimo Batalhão de Polícia Militar do Interior prenderam um criminoso foragido da Justiça. Equipe ROCAM (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicleta), durante patrulhamento pelo bairro Jardim Kenedy, recebeu informações sobre um indivíduo que se encontrava foragido da justiça. Os policiais foram até o local e fizeram a abordagem. Durante a busca pessoal nada de ilícito foi encontrado. Foi realizada a pesquisa criminal pelo COPOM (Centro de Operações da Polícia Militar) e constatou que havia em desfavor do criminoso um Mandado de Prisão, expedido no ano de 2008. Dessa forma, o criminoso foi conduzido até o plantão policial permanecendo à disposição da Justiça.
Fotos: Divulgação