Dia do Soldado celebra o trabalho dos heróis que se dedicam a salvar vidas
O dia 25 de agosto é dedicado no Brasil para homenagear os homens e mulheres que devotam suas vidas na proteção da sociedade. A data, que marca o nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, celebra o Dia do Soldado, em reconhecimento à coragem, o civismo, o patriotismo e a honra de todos os que atuam no combate ao crime e lutam pela segurança das pessoas.
Duque de Caxias, que também é patrono do Exército Brasileiro, ficou conhecido na história do país como “O Pacificador” e “O Duque de Ferro”, por sua atuação no comando de forças militares em defesa da unidade nacional no Século 19. Seus feitos representam os princípios fundamentais das instituições de segurança e sua biografia traduz os valores éticos que caracterizam a conduta dos militares a serviço da nação.
A Polícia Militar de São Paulo, maior força pública brasileira e uma das instituições de segurança mais antigas do país, foi criada em 1831 sob os mesmos conceitos, e mantém vivos os ideais de Duque de Caxias em seus cerca de 90 mil integrantes. São todos soldados a serviço dos paulistas, associados na missão de proteger a população, fazer cumprir as leis, combater o crime e manter a ordem.
Os princípios e os valores que regem a profissão de policial militar em São Paulo se inspiram em exemplos como os de Duque de Caxias e estão resumidos no artigo 6o do Regulamento Disciplinar da Polícia Militar, conceitos que definem a instituição Polícia Militar do Estado de São Paulo e determinam os fundamentos da atuação dos milhares de soldados que fizeram e fazem parte de sua história.
Operação Fake Hammer detém cinco por golpes financeiros na região do grande ABC
A Polícia Civil de São Bernardo do Campo prendeu cinco pessoas durante a operação “Fake Hammer”, realizada, na manhã dessa terça-feira (25), com o objetivo de cumprir mandados de busca e apreensão e de prisão temporária contra autores de golpes de falsos leilões.
A ação foi coordenada pela Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) de São Bernardo, que empenhou 113 policiais e 50 viaturas. As equipes apuravam a atuação de uma organização criminosa, que praticava golpes pela internet, por meio de leilões falsos.
Após cerca de três meses de um intenso trabalho de investigação, que contou com interceptação telefônica e telemática, análise de dados, diligências em campo, entre outras técnicas, foram expedidos pela Justiça mandados de busca e apreensão e de prisão temporária.
Com o apoio dos grupos de Operações Especiais (GOE) e de Resposta Tática (GRT), da Deic e do Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo (Demacro), respectivamente, e de quase todas as delegacias seccional as diligências foram deflagradas nas cidades de São Paulo, Santo André, Mogi das Cruzes, Guarulhos, Bragança Paulista, Guarujá e Indaiatuba.
Além disso, ainda foram feitas atuações de campo nos Estados como Minas Gerais e Rio de Janeiro, com apoio das polícias locais, sendo que uma das cinco prisões foi realizada no município de Manhumirim (MG). As outras quatro prisões foram realizadas em território paulista.
Os capturados atuam em várias células da facção – eles são desde profissionais da área de vendas com centrais telefônicas clandestinas até programadores que criam os sites dos leilões falsos. Ainda há aqueles que cooptam os correntistas que dão a liquidez para a prática criminosa.
Além das detenções, ainda foram recolhidos diversos celulares, computadores e documentos. O farto material relacionado ao grupo foi apreendido para perícia e encaminhado ao setor de inteligência, para coleta de informações que possam auxiliar nas próximas etapas de investigação.
Procurado por receptação é preso em Brotas
Equipe de Policiais Militares da 2º Companhia realizava Operação pelo bairro Jardim Regina em Brotas, na tarde de domingo (23), quando avistou um veículo Ford/Ka conduzido por um homem que ao perceber a viatura tentou se evadir, porém foi abordado.
Após realizar a consulta de seus dados pessoais, os policiais constataram que o abordado estava sendo procurado pela justiça pela prática do crime de Receptação na cidade de Osasco/SP. O infrator foi conduzido ao Plantão Policial, onde foi realizado o registro da ocorrência, permanecendo à disposição da justiça.
Criminosos são detidos após roubo a estabelecimento comercial em Brotas
Equipe foi acionada via 190 para comparecer em um comércio na área central do município onde havia ocorrido um roubo, na noite de domingo (23). Os policiais da 2º Companhia foram até o local e fizeram contato com as vítimas as quais relataram que foram surpreendidas por três criminosos de posse de uma faca e subtraíram aproximadamente R$ 300,00. A equipe intensificou o patrulhamento e localizou dois dos indivíduos. Os criminosos foram conduzidos ao Plantão Policial, onde foi realizado o registro da ocorrência, permanecendo ambos à disposição da justiça.