Confira as últimas notícias do Plantão Policial
Polícia Militar apreende mais de 200 unidades de álcool gel na zona leste
Policiais militares apreenderam mais de 200 unidades de álcool gel que eram comercializadas de maneira irregular, no domingo (22), em uma feira popular no Jardim Helena, na zona leste da Capital. A equipe do 29º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M) realizava patrulhamento de rotina, quando flagrou a atividade ilegal.
A dupla responsável pelos produtos foi questionada e informou que havia adquirido certa quantidade de álcool gel e frascos de diferentes tamanhos, para fracioná-lo e comercializar. Foram apreendidos, ao todo, 209 potes contendo o produto, sendo 171 itens de 60 ml, 24 de 100 ml e 14 contendo 1 litro.
Toda a mercadoria foi apreendida e encaminhada para perícia. Os suspeitos foram levados para o 50º Distrito Policial (Itaim Paulista), onde o caso foi registrado, e são investigados por crime contra a saúde pública
Governo de São Paulo amplia possibilidade de registros na Delegacia Eletrônica
O Governador João Doria anunciou nessa terça-feira (24) que a Delegacia Eletrônica passará a registrar, a partir desta quarta (25), uma série de crimes que antes só podiam ser registrados presencialmente. Será possível notificar pela internet roubo ou furto a residência; roubo ou furto a estabelecimento comercial; crimes contra o consumidor; roubo ou furto de carga; ameaça; estelionato; entre outros.
“O sistema da Polícia Civil do Estado de São Paulo registrará pela internet a quase totalidade das ocorrências policiais. A única exceção são ocorrências que dependem de coleta imediata de provas, como homicídios, latrocínios, estupros e violência doméstica”, disse Doria.
As delegacias territoriais seguem funcionando normalmente, mas, em razão da disseminação da COVID-19, a Polícia Civil recomenda a utilização do modelo eletrônico para evitar aglomerações nos DPs e, assim, reduzir os riscos de contágio. A ampliação da Delegacia Eletrônica estava prevista para o segundo semestre, mas foi antecipada por causa da doença.
A partir do registro feito pelo cidadão no portal, as ocorrências serão avaliadas pela Central Eletrônica de Polícia Judiciária da área do fato. O delegado responsável, assim que receber a notificação, fará o enquadramento da natureza do crime e adotará as medidas cabíveis, como entrar em contato com a vítima e providenciar as diligências e perícias necessárias.
A vítima também vai receber mensagem por e-mail com as devidas requisições de perícia médico-legal, juntamente com uma cópia do Boletim de Ocorrência finalizado. A Delegacia Eletrônica pode ser acessada a partir de computadores, smartphones ou tablets, por meio do endereço eletrônico www. delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br.
Combate à subnotificação
Criada em 2000, a Delegacia Eletrônica tem como principal objetivo facilitar e incentivar o registro de ocorrências, evitando assim a subnotificação de crimes. O sistema, disponível a partir de qualquer dispositivo conectado à internet, proporciona maior comodidade e praticidade às vítimas, que não precisam mais de deslocar até os distritos policiais para registrar as ocorrências.
Desde que entrou em funcionamento, a Delegacia Eletrônica já registrou mais de 13 milhões de ocorrências, sendo mais de 220 mil somente nos dois primeiros meses deste ano. Em 2019, por exemplo, as modalidades disponíveis no serviço digital apresentaram movimento 29% superior ao total de ocorrências presenciais.
Guarda Civil detém indivíduo furtando peixaria
Na madrugada de terça-feira (24), por volta da 01h10, uma viatura da Guarda Civil, em patrulhamento pela Rua 14, entre avenidas 25 e 27, no bairro do Estádio, deteve um indivíduo, de 31 anos, após o mesmo ter invadido uma peixaria e furtado R$ 858,00 em espécie.
Além do dinheiro, os GCMs localizaram também uma chave micha com o indivíduo. Diante da situação, recebeu voz de prisão por furto e foi conduzido ao Plantão Policial, sendo registrado o B.O. Em seguida, o indivíduo foi recolhido à Cadeia Pública.
Polícia Militar prende criminoso procurado pela justiça
Policiais militares da Companhia de Força Tática, pelo bairro Jardim Araucária, receberam informação de que um indivíduo procurado pela justiça estaria próximo ao condomínio Aroeira. Os policiais intensificaram o patrulhamento e localizaram o indivíduo no local informado pela denúncia.
Após realizarem os procedimentos de buscas e consultarem seus dados pessoais, os policiais constataram que ele era procurado pela justiça por ter praticado o crime de estelionato. Foi conduzido ao Plantão Policial, onde foi realizado o registro da ocorrência, ficando o infrator à disposição da justiça.
Traficantes são detidos no Cervezão
Os policiais de Força Tática visualizaram um casal em atitudes suspeitas. Com a aproximação da equipe, o indivíduo jogou algo no chão e correu, porém, foi abordado, sendo localizada a quantia de R$ 72,00 e duas porções de cocaína.
O objeto que ele havia dispensado era um saco plástico contendo 60 porções de cocaína. Com a mulher, foi localizada uma porção de maconha. Os criminosos foram conduzidos ao Plantão Policial, onde foi realizado o registro da ocorrência, apreensão dos objetos e as partes foram liberadas.
Policiais militares prendem traficante no Jardim Olinda
Equipe de Radiopatrulhamento com motos estava pelo bairro Jardim Olinda, quando um indivíduo, ao perceber os policiais, dispensou algo na via, sendo abordado. O PMs constataram que o mesmo havia dispensado 13 microtubos de cocaína. Diante dos fatos, foi solicitado apoio para condução do infrator à delegacia, onde foi elaborado B.O. de tráfico de drogas e, após ouvido pela autoridade, foi liberado.