Confira as últimas notícias do Plantão Policial
Governador nomeia 715 escrivães de polícia
O governador João Doria nomeou 715 aprovados em concurso público para a carreira de escrivão de polícia. As nomeações foram publicadas, na edição dessa quinta-feira (28), no Diário Oficial do Estado (DOE). A próxima etapa será a posse dos nomeados, que deve acontecer dentro de aproximadamente 15 dias. Em seguida, os novos policiais iniciarão o curso na Academia da Polícia Civil (Acadepol).
Após a formação, os alunos passarão por um período de estágio probatório. Os novos policiais serão designados para reforçar o efetivo das unidades da polícia civil de todo o Estado. No último dia 18, o Governo do Estado nomeou outros 3.755 candidatos para carreiras das polícias Civil e Militar, que tomarão posse nos próximos dias.
Além disto, há concursos em andamento para preencher 5,4 mil vagas de soldados de 2ª classe e 190 alunos-oficiais. A distribuição do efetivo é feita após a formatura. O governo autorizou ainda a abertura 2.750 vagas para concursos da Polícia Civil, sendo 250 delegados, 900 investigadores e 1.600 escrivães. Também foram autorizadas 189 vagas para médicos-legistas da Polícia Técnico-Científica.
Equipe Patrulha Rural apreende adolescente com veículo roubado
Equipe da Patrulha Rural da Polícia Militar, na tarde de quarta-feira (27), apreendeu um adolescente com veículo roubado na Estrada velha de Brotas, no bairro Jardim das Flores. Os policiais estavam em patrulhamento pelo local e se depararam com dois indivíduos em uma motocicleta CB-300, de cor branca, sem placa. Ao avistarem a viatura, empreenderam fuga, sendo que o garupa dispensou uma bolsa no mato, onde foi dado sinal de parada, não obedecendo.
Foi iniciado um breve acompanhamento e, ao adentrarem ao bairro Jardim Flores, o piloto perdeu o controle da motocicleta, os dois caíram e empreenderam fuga a pé em uma área verde. Os policiais conseguiram prender um dos indivíduos. No local onde eles jogaram a bolsa, foi localizado no interior da mesma um aparelho celular e um simulacro de pistola. Após realizar pesquisa via Copom, foi constatado que a era produto de roubo na terça-feira (26).
Durante a ocorrência, os policiais também receberam informações de que tinha acabado de ocorrer um roubo contra uma mulher na mesma estrada, onde os suspeitos tinham as mesmas características dos indivíduos e objetos já recuperados. Em seguida, as vítimas o reconheceram como sendo o autor dos roubos. Na delegacia, foi feito B.O. de ato infracional de roubo, ficando o menor apreendido. Motocicleta e objetos foram devolvidos às vítimas.
Polícia Civil deflagra operação de combate ao tráfico e lavagem de dinheiro
Policiais civis do 95º DP, com apoio de outras unidades ligadas à 2ª Delegacia Seccional de Polícia da Capital (Decap), realizaram nessa quinta-feira (28) uma operação arquitetada para desarticular as estruturas financeira e administrativa de uma organização criminosa. Denominada “Faetonte”, a ação é resultado de trabalhos investigativos coordenados pelo 95º DP. Ao todo, 21 equipes estão em diligências para o cumprimento de dez mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça.
Os alvos são endereços ligados a integrantes de uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas, especialmente na comunidade de Heliópolis, e lavagem de dinheiro. Até o momento, as ações de campo resultaram na prisão de um indivíduo e na apreensão de sete aparelhos celulares, seis computadores, um gravador digital, relógios de luxo, documentos, cerca de R$ 7 mil em espécie e anotações contábeis.
Polícia Civil prende 244 pessoas durante ação integrada por unidades do Deinter 6
Policiais civis do Deinter 6 prenderam 244 pessoas durante uma operação integrada, que contou com a participação de unidades de todas as delegacias seccionais do departamento. As ações de campo – que tiveram na quarta (27) – foram encerradas após 24 horas e mobilizaram 376 policiais e 120 viaturas. As diligências ocorreram nas áreas das seccionais de Santos, Itanhaém, Registro e Jacupiranga. Ao todo, foram 459 detidos, com 244 indivíduos presos (43 em flagrante e 201 por mandado) e 21 menores apreendidos.
Operação São Paulo Mais Seguro mobiliza mais de 18 mil policiais militares
A Trigésima edição da Operação São Paulo Mais Seguro da Polícia Militar teve início às 5 horas dessa quinta-feira (28), em todo o estado, com a finalidade de garantir a continuidade da redução dos indicadores criminais, aumentando a presença ostensiva para melhorar a percepção de segurança das pessoas e combater o crime. A operação conta com a mobilização de 18.177 policiais militares, com o emprego de 7.753 viaturas, distribuídos em 1.633 pontos, que atuam em locais estratégicos, apontados pelo serviço de inteligência da PM, para sufocar possíveis ações de criminosos.