Valinhos decreta situação de emergência em função de incêndios florestais
A Prefeitura de Valinhos decretou situação de emergência por conta dos incêndios florestais. A situação mais grave é na Serra dos Cocais, uma área de proteção ambiental de difícil acesso para o Corpo de Bombeiros combater às chamas. Os moradores do entorno relataram preocupação do fogo atingir as casas. O governo municipal disse que decreto de emergência permite a criação de um comitê de enfrentamento dos incêndios.
As queimadas que começaram no final de agosto deixaram muitas cidades do estado de São Paulo em alerta e prejudicaram a qualidade do ar. Em Valinhos, a prefeitura informou que houve um aumento de 10% nos atendimentos por sintomas respiratórios. O incêndio na Serra dos Cocais acontece próximo ao bairro rural Sítios Frutal.
O fogo começou no final de semana e foi contido na segunda-feira dia 2. Mas, um dia depois, as chamas retornaram. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros atuam no combate e, segundo a Prefeitura, soldados do Exército também devem auxiliar no trabalho. A Polícia Civil vai entrar com uma investigação para saber se o incêndio foi criminoso ou não.
Polícia encontra casa com 22 pessoas treinadas para engolir drogas e levá-las ao exterior
Um rapaz de 27 anos foi preso na Vila Sônia, Zona Sul de São Paulo, suspeito de aliciar pessoas para o tráfico internacional de drogas. A Polícia Civil informou que 22 pessoas foram encontradas em uma casa usada para que pudessem se preparar para transportar cocaína até Europa e Ásia depois de engolir cápsulas. Ainda conforme a polícia, investigadores foram informados sobre o imóvel após a movimentação chamar a atenção dos vizinhos.
A equipe passou a monitorar a casa, quando, em determinado momento, abordou o suspeito. No veículo dele havia drogas e passaportes. As equipes também vistoriaram o imóvel e encontraram as pessoas usadas como “mulas” do tráfico. Três delas se preparavam para uma viagem a Paris, França, e tinham acabado de engolir cápsulas com cocaína.
O trio precisou ser levado ao hospital para expelir a droga. Os policiais também apreenderam 194 cápsulas com o entorpecente, 17 passaportes, celulares e três passagens aéreas. No imóvel, também havia kits de remédios usados para “preparar” as mulas. O caso foi registrado como tráfico de drogas, associação para o tráfico e localização/apreensão de veículo no 17° Distrito Policial.
Fotos: Divulgação