Suspeito de roubo a residência em Araras morre em confronto com a Polícia em Atibaia
Um dos suspeitos de ter participado de roubo a uma residência em Araras foi morto pela Polícia Militar em Atibaia na terça-feira, dia 25. Ele estava em um veículo dublê que foi usado no crime. A identidade dele não foi divulgada. Câmeras de segurança registraram o momento em que o carro que o suspeito dirigia é perseguido pela viatura policial na Rua dos Lírios.
As imagens mostram que no local há duas crianças, uma na calçada e outra na rua. Ao perceber a movimentação policial, o menino mais velho pega o mais novo no colo e sai correndo. O suspeito, ao ver que a rua não tem saída, dá um ‘cavalo de pau’, mas acaba batendo no veículo da PM. Não é possível ver o que acontece dentro do carro, mas segundo o boletim de ocorrência, o suspeito apontou uma arma e disparou na direção de um dos policiais.
Os PMs reagiram e teriam disparado quase 20 tiros. O suspeito chegou a ser levado para a Santa Casa por uma Unidade de Resgate, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. A arma que estava com o homem foi apreendida. Dentro do veículo, os PMs encontraram relógios, colares, correntes, anéis, alianças, caixa de som, perfumes, tênis e uma mala, além de R$ 457 que haviam sido roubados de uma casa no Alto das Araras, em Araras.
Estado de SP registra queda de mais de 14% nos roubos em maio
O estado de São Paulo registrou uma queda de 14,3% nos roubos em geral que aconteceram em maio, na comparação com o mesmo período do ano passado. O percentual representa uma redução de 2.763 crimes nas cidades paulistas. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (25) pela Secretaria da Segurança Pública.
Conforme o balanço, a Polícia Civil registrou 16.501 roubos em geral, que incluem de carga e a bancos, no mês passado. Há um ano, foram 19.264 boletins de ocorrências elaborados. Levando em consideração os roubos de cargas, a redução chegou a 14,9% no território paulista, fechando o mês com 440 casos.
Os roubos de veículos seguiram a mesma tendência e tiveram uma diminuição de 9,3%. Os crimes passaram de 2.957, em maio do ano passado, para 2.683 ocorrências no mesmo mês deste ano. Foi o quinto mês consecutivo de recuo no índice. Ao considerar os cinco meses de 2024, a redução nos roubos de veículos é de 21,4%, com 3.377 ocorrências a menos na comparação com o ano passado.
PF combate organização criminosa responsável por fraudes bancárias em São Paulo e na Bahia
A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira, dia 25, a Operação Anonymous com o intuito de combater uma organização criminosa que coordenava um grande esquema de fraudes contra instituições bancárias e contra o INSS, envolvendo aposentados e pensionistas, causando um prejuízo estimado em R$ 50 milhões aos cofres públicos.
Na ação de ontem, policiais federais cumpriram 16 mandados de prisão preventiva e 21 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo/SP e Salvador/BA. Além dos mandados, foram decretadas medidas judiciais de bloqueio de contas bancárias dos investigados.
As investigações revelaram a existência de centenas de contas abertas por meio de utilização de documentação falsa em nome de pensionistas e aposentados do INSS, de maneira que, após a abertura fraudulenta das contas, o grupo contratava diversos empréstimos consignados, causando prejuízo milionário aos cofres públicos.
Em pouco mais de um ano de trabalho investigativo, os policiais federais identificaram mais de 22 pessoas envolvidas. Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, foram apreendidos diversos documentos e materiais utilizados pelo grupo para realização das fraudes, incluindo um roteiro com orientações de como proceder durante a aplicação dos golpes. Os investigados poderão responder pelos crimes de falsificação, por integrar organização criminosa e estelionato qualificado.