Coral da PM leva música a hospitais de SP: ‘tratamento musical, gratidão em melodia’
A recepção do Hospital Geral do Grajaú, na zona sul de São Paulo, virou um palco improvisado nos últimos dias. Pacientes e profissionais da saúde tiveram a oportunidade de acompanhar uma apresentação musical do coral da Polícia Militar. A ação social, já realizada pela corporação em todo o estado, agora foi idealizada em forma de projeto sob o título “Tratamento musical – Gratidão em melodia”. O “show” é um momento de alegria e descontração promovido pelos policiais aos pacientes que estão passando por tratamento. Além disso, o trabalho é uma forma de agradecimento aos profissionais da saúde que atendem a população. “A resposta que recebemos do público é impactante. A gente percebe que enquanto estamos cantando o ânimo dos pacientes já melhora. Tem gente que até dança”, disse o sargento Elder Lorena, segundo maestro do coro masculino da PM. O policial foi o responsável por comandar a apresentação dos militares no hospital. O coro musical é um pequeno grupo que faz parte da orquestra sinfônica da PM e é composto por 14 militares. As apresentações, que contam com o acompanhamento de um piano, são realizadas também em asilos, cerimoniais e eventos civis. Dentro da orquestra também são extraídas sessões de banda, que viram grupos de jazz, camerata (violino, violoncelo e viola clássica) e trios de choro e cordas.
PF prende homens pelo crime de descaminho
A Polícia Federal prendeu, entre os dias 16 e 17/6, como resultados de ações distintas da Polícia Rodoviária Federal (PRF), indivíduos pelo crime de descaminho de aparelhos celulares. Na primeira ação, no dia 16/6, um indivíduo, portando cerca de 998 aparelhos celulares no interior de um veículo, foi abordado por agentes da PRF e conduzido até a Delegacia de Polícia Federal. Na segunda ação, no dia 17/6, policiais militares foram flagrados portando 664 aparelhos celulares também em um veículo e foram conduzidos até a Delegacia da PF. Ainda nesse dia, foram conduzidos outros três indivíduos, portando 113 aparelhos em um outro veículo na mesma rodovia. Como resultado das ações, além das prisões em flagrante, foram apreendidos cerca de 1.775 aparelhos celulares, que passarão por perícia para avaliação monetária das cargas.
Soltar balão é crime: entenda os perigos e riscos dessa prática ilegal
Com as festas juninas, as autoridades alertam para o perigo de soltar balões. A prática é considerada crime ambiental, previsto na Lei nº 9.605/98. Quem for flagrado fabricando, vendendo, transportando ou soltando balões pode ser condenado a pagamento de multa ou pena de um a três anos de prisão. Os balões juninos, de ar quente, inflamáveis e não tripulados, quando caem podem provocar incêndios na vegetação e em residências. No último domingo (16), um balão gigantesco caiu sobre cinco moradias em uma área de São Vicente, cidade do litoral de São Paulo, assustando os moradores. Ninguém ficou ferido. A queda de um balão foi responsável por um incêndio no Parque Estadual do Jaraguá, na zona norte da capital paulista, em maio. De acordo com o governo de São Paulo, a soltura de balões é um dos principais causadores de incêndios na flora. A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística aplicou 40 autos de infração ambiental, nos primeiros cinco meses do ano, por fabricação, venda, transporte ou ato de soltar balões, aumento de 135% em relação ao mesmo período do ano passado. Entre janeiro e maio, foram registradas 30 ocorrências com balões na rede elétrica da região metropolitana de São Paulo, sendo 21 na capital paulista, de acordo com a Enel Distribuição São Paulo. Segundo a empresa, mais de 6,1 mil clientes foram impactados por interrupção no fornecimento de energia, o equivalente a cerca de 24 mil pessoas. Outra ameaça é para a aviação civil. Muitas vezes os radares não conseguem avistar os balões, por causa das condições meteorológicas, aumentando o risco de choque com aviões. Quando um balão é avistado, os controladores de tráfego são orientados a notificar os operadores próximos ao local onde o balão foi visto, assim como os pilotos também são alertados.