PF combate abuso sexual infantojuvenil em São Paulo
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, dia 6, a 14ª fase da Operação Cassiel que visa reprimir a prática de crimes envolvendo abuso e exploração sexual infantojuvenil pela Internet. Policiais federais cumpriram um mandado de busca e apreensão na cidade de São José do Rio Preto, com o objetivo de apreender computadores, celulares e mídias de arquivos de informática que possam conter vídeos e ou imagens contendo exploração sexual infantojuvenil que estejam armazenados e ou disponibilizados na rede mundial de computadores.
O mandado de busca foi expedido pela 4ª Vara da Justiça Federal de São José do Rio Preto. O investigado poderá responder pelo crime de adquirir, possuir ou armazenar fotografias, vídeos ou outras formas de registros que contenham cenas de abuso sexual infantojuvenil envolvendo crianças ou adolescentes. A pena para este tipo de crime é de reclusão, de um a 4 quatro anos, e multa.
A Polícia Federal já cumpriu no âmbito da Operação Cassiel, iniciada em 2022, 18 mandados de busca e apreensão, e já efetuou a prisão de nove pessoas em flagrante nas fases já cumpridas da referida operação. A Operação Cassiel é uma operação permanente, dedicada exclusivamente a repressão aos crimes de abusos sexuais relacionados à crianças e adolescentes, através da Internet.
Muralha Digital ajuda GCM de Americana a achar mulher desaparecida
A Guarda Municipal de Americana (Gama) encontrou, neste domingo (2), uma mulher que havia desaparecido nos últimos dias, no bairro São Domingos. A ação foi possível graças à Muralha Digital, sistema de videomonitoramento da corporação, que encontrou o carro ocupado pela mulher no momento do desaparecimento.
Após o sistema identificar o veículo, patrulheiros da Gama seguiram as orientações do comando e conseguiram localizá-lo estacionado na Rua Um, próximo ao Jardim dos Lírios, onde também foi encontrada a condutora, uma mulher de 33 anos. Ela estava desorientada e foi entregue aos cuidados de familiares. “A Muralha Digital é a ferramenta mais importante na prevenção e no combate à criminalidade.
Quando ela não antecipa uma possível atividade criminosa, fornece informações vitais para subsidiar a resolução de crimes. Isso tem agregado muito no trabalho integrado das instituições de segurança no município de Americana”, diz o comandante da Gama, Marco Aurelio da Silva.
Leme faz campanha para prevenir e combater violência contra idosos
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social anunciou a realização do Junho Violeta. O dia 15 de junho marca o Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, data instituída pela ONU – Organização das Nações Unidas, em 2006, com o objetivo de reconhecer os idosos como sujeitos de direitos.
O mês de junho ficou conhecido como Junho Violeta, tendo como objetivo de despertar a sociedade como um todo no processo de sensibilização para coibir, diminuir e amenizar o sofrimento da pessoa idosa contra a violência que essa população vem sofrendo, em especial neste período. Segundo o município, datas como essa servem para levantar o debate na sociedade como forma de alertar sobre a importância de denunciar os crimes contra os idosos.
“As famílias precisam se reorganizar e se empenhar no cultivo de atitudes que produzam a valorização da pessoa de terceira idade, indo além do contexto que remete às obrigações, percebendo que a velhice é uma via de mão dupla que alcançará todos nós e, sendo assim, fazer pelo outro é fazer por si. Nos casos de violência contra a pessoa idosa, o silêncio diante dos crimes, também é uma violência, e denunciar é tão fácil, basta ligar para o “Disque 100”, procurar o CREAS ou o Conselho do Idoso”, informa a administração.