Incêndio destrói depósito de calçados no centro de Araras
Um incêndio de grandes proporções foi registrado na última quarta-feira, dia 8, na Rua Tiradentes, principal via do comércio no Centro de Araras. O fogo começou em um depósito de calçados que fica localizado entre uma loja de moda e uma ótica.
Não houve feridos, mas os bombeiros tiveram dificuldade para entrar no local que estava fechado. Uma retroescavadeira precisou ser utilizada. O fornecimento de energia elétrica foi interrompido por segurança e até ondem o sinal de internet para parte da região central ainda apresentava problemas. O incêndio terá causas investigadas.
Prefeitura de Piracicaba licita novo sistema de segurança para a cidade
A Prefeitura de Piracicaba por meio das secretarias de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran) e de Administração (Semad) e da Guarda Civil Municipal, abriu edital de pregão presencial para renovação dos serviços de videomonitoramento no município, com fornecimento de equipamentos, materiais, mão de obra para instalação e operacionalização do sistema.
O objetivo é manter o sistema de monitoramento na cidade, ampliando o número de câmeras de monitoramento e reforçando ainda mais o trabalho em conjunto com todas as forças policiais do município tanto na segurança pública quanto na segurança viária, garantindo segurança e melhorando o atendimento à população, por meio de câmeras instaladas em pontos estratégicos.
O novo contrato prevê aumento na quantidade de câmeras da Semuttran, melhorias tecnológicas e renovação completa das câmeras da GCM, com captação de novos pontos. A sessão de processamento do pregão está agendada para o dia 27/05, às 9h, no Centro Cívico. O edital completo, 01/2024, pode ser acessado na área Editais, no portal da prefeitura (https://piracicaba.sp.gov.br).
O critério de julgamento das propostas será por menor preço global. De acordo com o descritivo do Projeto Básico para Solução Integrada para Videomonitoramento Municipal, esta é a primeira etapa, que consiste no apoio à gestão de mobilidade viária e segurança em vias públicas.
A empresa contratada terá que fornecer equipamento (câmeras) para atender dois aspectos: o videomonitoramento para leitura de placas veiculares, que compreende 66 pontos, e para vias públicas em 160 locais (sendo 56 novos pontos). Além disso, também terá de fornecer os softwares necessários para operação, gestão de dados e acompanhamento técnico, além de outras especificações.
Bombeiros de SP resgatam égua ilhada no Rio Grande do Sul
Bombeiros de São Paulo resgataram a égua caramelo na manhã desta quinta-feira (9), em Canoas, no Rio Grande do Sul. A equipe do governo paulista foi enviada àquele estado para ajudar as vítimas das chuvas que atingem a região. O animal estava ilhado há quatro dias no teto de uma casa.
A força-tarefa foi montada com a participação de veterinários da Polícia Militar de SP e foi liderada pelos Bombeiros paulistas. Ainda no período da manhã, os profissionais se deslocaram até a região na qual a égua estava ilhada. “O trabalho começou ontem à noite, quando recebemos o apoio dos veterinários de São Paulo”, disse o capitão Tiago Franco, que liderou a missão de resgate. Em botes, os bombeiros se aproximaram do animal e fizeram a sedação.
Depois disso, ele foi colocado em um bote para ser levado até um local seguro para receber os cuidados dos veterinários. O deslocamento, de quase meia hora, foi acompanhado por outros profissionais da PM e do Corpo de Bombeiros de São Paulo. O animal foi hidratado e recebeu os cuidados para o transporte em segurança.