Governo de SP abre concurso público com 2,7 mil vagas para soldado da PM
O governo de São Paulo publicou no Diário Oficial do Estado na quinta-feira, dia 28, o edital para contratação de 2,7 mil soldados de 2ª classe da Polícia Militar (PM). As inscrições começam na próxima segunda-feira (1º) e devem ser feitas pelo site da Fundação Getúlio Vargas até 8 de maio.
Para participar do concurso, o candidato deve ter entre 17 e 30 anos e estar em dia com os certificados eleitorais e militares. As mulheres precisam ter altura mínima de 1,55m e os homens, de 1,60m. O salário inicial para o cargo é de R$ 4.852,21. Este é o terceiro edital para soldado de 2ª classe lançado na atual gestão, ou seja, em 15 meses foram abertas 8,1 mil vagas para reforçar o policiamento ostensivo e preventivo no estado.
Atualmente, a PM possui 4,2 mil soldados de 2ª classe e 650 alunos oficiais em formação. Há ainda 11,6 mil vagas para a PM, Polícia Civil e Polícia Técnico-Científica em andamento, além de outras 2,9 mil oportunidades para a PM autorizadas pelo governo estadual, cujos editais ainda não foram lançados.
“Desde o início da nossa gestão um dos compromissos tem sido recompor o efetivo, promovendo a contratação de novos policiais para diminuir o déficit das instituições. Além disso, aprovamos no primeiro ano o aumento salarial para valorizar os policiais e atrair mais candidatos”, destacou o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite.
As provas de conhecimentos estão previstas para o dia 16 de junho. De acordo com o edital, 51 locais estarão disponíveis para a realização das provas, sendo 37 no estado de São Paulo e 14 em outras regiões do país. A íntegra do edital está disponível no caderno Executivo, na sessão de Concursos Públicos do Diário Oficial do estado, que pode ser acessada no link https://www.doe.sp.gov.br/executivo/secretaria-da-seguranca-publica/edital-de-concurso-publico-n-dp-1-321-24-202403281135161939209750.
PF combate exploração sexual infantojuvenil
A Polícia Federal deflagrou esta semana a 13ª fase da Operação Cassiel, que visa reprimir a prática de crimes envolvendo abuso e exploração sexual infantojuvenil pela Internet. Policiais federais cumpriram um mandado de busca e apreensão na cidade de Magda/SP, com o objetivo de apreender computadores, celulares e mídias de arquivos de informática que possam conter vídeos e/ou imagens contendo exploração sexual infantojuvenil que estejam armazenados e ou disponibilizados na rede mundial de computadores.
O mandado de busca foi expedido pela Justiça Estadual de São José do Rio Preto, visto que o investigado morava nesta cidade, contudo, a PF, com o apoio da Polícia Militar/SP, localizou o novo endereço do investigado na cidade de Magda. Durante a busca, o homem foi preso em flagrante delito, pois foram encontrados em sua residência vasto material armazenado contendo exploração sexual infantojuvenil.
A pena para esse tipo de crime é de reclusão, de um a quatro anos, e multa. A Polícia Federal já cumpriu no âmbito da Operação Cassiel, iniciada em 2022, 17 mandados de busca e apreensão e realizou a prisão em flagrante de 9 pessoas na região de São José do Rio Preto.
Criação de perfil falso de Lewandowski em rede social alerta Polícia Federal
A Polícia Federal cumpriu ontem um mandado de busca e apreensão contra um homem suspeito de se passar pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, na rede social Instagram. Em nota, a corporação informou que a ação, batizada de Operação Inverídico, aconteceu em Osasco (SP).
“De acordo com as investigações, o suspeito teria criado um perfil em nome do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, na rede social Instagram, sem autorização”. “A investigação terá continuidade para esclarecer qual era o objetivo do investigado com a criação de perfil falso, bem como para verificar se outras autoridades públicas foram vítimas desse crime.” As informações são da Agência Brasil.